Amazon fecha acordo bilionário para devolver dinheiro a clientes
Consumidores dos EUA poderão pedir reembolso após práticas enganosas no Prime
A Amazon vai pagar US$ 2,5 bilhões em um acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, a FTC.
A empresa foi acusada de inscrever clientes no Prime sem consentimento e de dificultar o cancelamento do serviço.
O acerto prevê US$ 1 bilhão em multa e US$ 1,5 bilhão em reembolsos a assinantes.
Segundo a FTC, cada cliente poderá receber até US$ 51. Têm direito ao reembolso aqueles que assinaram o Prime entre junho de 2019 e junho de 2025. Os pagamentos serão feitos em duas etapas.
Na primeira, clientes que entraram no Prime por meio de cadastros considerados enganosos e usaram no máximo três benefícios em 12 meses receberão depósito automático em até 90 dias.
Na segunda, consumidores que tentaram cancelar sem sucesso ou também se enquadram nesses cadastros terão de preencher formulário. Esse processo começa após a fase automática. A Amazon terá 30 dias para analisar os pedidos.
O acordo também obriga a empresa a mudar a forma de oferecer e cancelar o Prime.
A companhia terá de incluir um botão visível para recusar a assinatura, exibir termos claros sobre preço e cobrança e simplificar o cancelamento.
A FTC determinou ainda que a Amazon contrate um fiscal independente para monitorar o cumprimento das novas regras.
A investigação começou em 2023 e apontou que a empresa usava dark patterns, técnicas de interface que induzem escolhas não desejadas.
O Prime, lançado em 2005, é um dos principais serviços da Amazon e garante frete grátis, filmes e outros benefícios a milhões de assinantes em todo o mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)