Petro defende “processo criminal” contra Trump por ataques a embarcações venezuelanas
Delegação dos Estados Unidos se retirou da sala da ONU durante discurso do presidente colombiano
Em discurso na Assembleia-Geral da ONU, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro (foto), afirmou nesta terça, 23, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e autoridades americanas devem ser alvo de um “processo criminal” pelas recentes ações militares contra embarcações venezuelanas que transportavam drogas em águas internacionais.
Segundo Petro, os três mortos integravam a organização criminosa venezuelana Trem de Aragua.
“Os jovens mortos com mísseis no Caribe não eram do Trem de Aragua, nem do Hamas; eram caribenhos, possivelmente colombianos, e se fossem, com o perdão daqueles que dominam as Nações Unidas, deve-se abrir um processo criminal contra as autoridades que são dos Estados Unidos, mesmo que o oficial de mais alto escalão que deu a ordem, o presidente Trump, esteja incluído”, afirmou.
A delegação dos Estados Unidos se retirou do plenário da ONU no momento do discurso do presidente colombiano.
Ataque contra navio
A última operação dos EUA ocorreu na última sexta, 19.
Trump anunciou nesta sexta que tropas do Comando Sul atacaram um navio venezuelano que transportava drogas em águas internacionais.
Em publicação na Truth Social, o presidente dos EUA afirmou que a embarcação pertencia a uma “organização terrorista designada” e transportava ilícitos por uma “passagem conhecida pelo narcotráfico”.
Segundo ele, a operação resultou na morte de três “narcoterroristas” do sexo masculino.
“Por ordem minha, o Secretário da Guerra [Pete Hegseth] ordenou um ataque cinético letal a uma embarcação afiliada a uma Organização Terrorista Designada que realizava narcotráfico na área de responsabilidade do USSOUTHCOM.
A inteligência confirmou que a embarcação traficava narcóticos ilícitos e transitava por uma passagem conhecida pelo narcotráfico, a caminho de envenenar americanos.
O ataque matou três narcoterroristas do sexo masculino a bordo da embarcação, que se encontrava em águas internacionais.Nenhum membro das Forças Armadas dos EUA foi ferido neste ataque. PAREM DE VENDER FENTANIL, NARCÓTICOS E DROGAS ILEGAIS NOS ESTADOS UNIDOS E DE COMETER VIOLÊNCIA E TERRORISMO CONTRA AMERICANOS!!!”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)