Jornalista chinesa que expôs Covid é condenada a mais 4 anos de prisão
Zhang foi detida em 2020 após divulgar vídeos que mostravam hospitais lotados e ruas vazias em Wuhan, contrariando a versão oficial de Pequim
A jornalista chinesa Zhang Zhan (foto), de 42 anos, foi novamente condenada a quatro anos de prisão, segundo denúncia da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Ela já havia cumprido pena idêntica após documentar os primeiros surtos de Covid-19 em Wuhan, no epicentro da pandemia.
Zhang foi detida inicialmente em 2020, acusada de “provocar conflitos e causar problemas”, após publicar vídeos e relatos que mostravam hospitais superlotados e ruas desertas, em contraste com a versão oficial das autoridades da China. A nova condenação ocorre agora pelas mesmas acusações.
Em comunicado, Aleksandra Bielakowska, responsável pela advocacia da RSF na Ásia-Pacífico, afirmou:
“Zhang Zhan deveria ser celebrada globalmente como heroína da informação, e não detida em condições brutais. Este calvário e perseguição têm de acabar. É mais urgente do que nunca que a comunidade diplomática internacional pressione Pequim para que Zhang seja libertada imediatamente.”
Greve de fome e vigilância
Detida em maio de 2020, Zhang iniciou uma greve de fome poucas semanas após ser presa.
Documentos judiciais consultados pela Reuters mostram que ela foi alimentada à força com sondas nasogástricas e teve as mãos imobilizadas pela polícia.
A jornalista cumpriu quatro anos de prisão e foi libertada em maio de 2024. No entanto, três meses depois foi novamente detida e transferida para o Centro de Detenção de Pudong, em Xangai, onde permanece.
Segundo a RSF, a nova acusação estaria ligada a comentários publicados em sites estrangeiros.
Ren Quanniu, advogado de Zhang durante a primeira prisão, afirmou que ela acreditava estar sendo “perseguida por exercer a sua liberdade de expressão”.
Em publicação no X, Ren afirmou que as novas acusações “se baseiam em comentários em sites estrangeiros, pelo que Zhang não devia ser considerada culpada”.
Símbolo da repressão chinesa
Desde o início da pandemia, Zhang tornou-se um símbolo da repressão contra jornalistas independentes na China.
Em 2021, a Human Rights Watch (HRW) alertou para as condições precárias nos centros de detenção do país, e denunciou alimentação mínima, falta de cuidados médicos e violações de direitos humanos.
Segundo a organização, Zhang, com 1,77 metro de altura, chegou a pesar menos de 40 quilos durante a prisão.
“Sentenças injustas contra ativistas na China frequentemente resultam em morte”, afirmou a HRW.
Já a RSF lembra que a China ocupa a 172ª posição entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa. Outros jornalistas que relataram a crise sanitária em Wuhan também foram detidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARCEL SILVIO HIRSCH
22.09.2025 10:11Essa é a democracia da petralhada. E assim caminha a Bananolândia.
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
21.09.2025 20:00Se Lula e a petralhada tivessem conseguido fazer aprovar o "controle social da mídia" no segundo mandato dele, a situação da imprensa aqui estaria bem parecida.
Heloisa Helena Bailo Salgado Alvarez
21.09.2025 15:45De fato, “Zhang Zhan deveria ser celebrada globalmente como heroína da informação, e não detida em condições brutais. Este calvário e perseguição têm de acabar. É mais urgente do que nunca que a comunidade diplomática internacional pressione Pequim para que Zhang seja libertada imediatamente.” Da mesma forma que deveria ser cultuada a memória do médico Li Wenliang, que alertou sobre o surto em Wuhan.
Andre Luis Dos Santos
21.09.2025 15:32O Nine e a Marmita de Presidiário vão tecer algum comentário sobre isso?
Annie
21.09.2025 13:28E tem presidentes que apoiam a China.
Annie
21.09.2025 10:40Ainda vamos aceitar alguém que diz que segue exemplo do companheiro Xi Jinping
CESAR AUGUSTO DIAS MARANHAO
21.09.2025 10:37É esse tipo de controle da imprensa e das redes sociais que o STF, a Janja e o Lula querem aprender com o Xi Jinping.
F-35- Hellfire
21.09.2025 09:25Chocante! O Brasil na era Lula se aproxima da China, do Irã, da Russia, de Cuba e da Venezuela. Ditaduras "comunistas" onde os governos se aferram ao poder à custa da grande maioria do povo que é forçado a suportar os desmandos do poder central, com violentas repressões aos que pensam com a própria cabeça e sabem que não podem ser tocados como gado indo para o matadouro. ACORDA BRASIL!!!
Clayton De Souza pontes
21.09.2025 08:06Será que o Lula e a Janja querem impor aqui o padrão chinês para controle da internet ?
Marcia Elizabeth Brunetti
21.09.2025 07:50Manda uma comitiva de jornalistas brasileiros, comandados pela Daniela Lima, para ver essa notícia. Deve ser fake News. Xi Jinping é gente boa !