Crusoé: Agora, ninguém votou a favor da PEC da Blindagem
Após reação da sociedade, deputados que votaram para blindar a si próprios saíram tentando mudar o passado ou dando desculpas esfarrapadas
Após intensa reação da sociedade brasileira à aprovação da PEC da Blindagem na Câmara na noite da terça, 16, alguns deputados que votaram a favor da proposta saíram a público para tentar dizer que não foi bem assim.
O deputado federal Mauro Benevides Filho, do PDT do Ceará, divulgou no X a seguinte mensagem:
“Neste link, vocês poderão ver que votei NÃO à emenda da PEC da Blindagem, que por meio de uma manobra da extrema direita e do Centrão, impede a abertura de investigação policial contra parlamentares sem a anuência do Congresso Nacional“
O link, contudo, leva à página que traz o resultado da votação da emenda aglutinativa, em que o deputado votou “não” para a proposta em que os parlamentares poderiam votar, de maneira secreta, se seus colegas poderiam ou não ser investigados.
Mas Mauro Benevides votou “sim“ à Proposta de Emenda Constitucional que blinda os deputados e senadores de investigações diversas, como mostra este outro link.
A artimanha do deputado foi falar que votou “não” à emenda da PEC da Blindagem, referindo-se à emenda aglutinativa, e não à PEC em si.
Sylvye Alves
A deputada federal Silvye Alves (União-GO) pediu desculpas aos seus eleitores por ter votado a favor da chamada PEC da blindagem e disse que sofreu pressão de “pessoas influentes do Congresso” para votar a favor.
Teriam dito que ela sofreria retaliações se fosse contra. Ela se manifestou por meio de um vídeo publicado no Instagram na quinta-feira, 18, após críticas nas redes sociais pelo voto favorável, e chegou a anunciar que deixará o União Brasil.
Silvye votou a favor da da Proposta de Emenda à Constituição nos dois turnos de votação. Além disso, na quarta-feira, 17, votou para reintroduzir no texto a previsão de votação secreta para decidir sobre a liberação para…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fabio B
20.09.2025 11:43O Nikolas, que é oqueridinho oportunista dos patriOtas, não só votou pela bandidagem, como fez discurso a favor. E depois, que o Kim chamou ao vivo na CNN para um debate sobre esse absurdo, correu, igual uma gazela que é. Vou falar, acho essa bichinha enrustida pior que o Bolsonaro.
Otreblig50
19.09.2025 17:41A relação dos politimeliantes está bem guardadinha nos meus HDs. Para ser utilizada na hora certa em 2026 !!! Só aguardem !!!!