Artistas convocam “ato musical” contra anistia e PEC da “Bandidagem”
Manifestação marcada para o domingo, 21, em Copacabana, reunirá parlamentares e nomes da MPB
Três nomes da MPB (Música Popular Brasileira) estampam o cartaz oficial de uma manifestação marcada para o próximo domingo, 21, na Praia de Copacabana, contra à anistia dos condenados pelos atos do 8 de janeiro e à chamada PEC da blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados.
Os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque encabeçam o ato, cujo cartaz tem sido divulgado pelos próprios artistas em ruas redes sociais.
“Rio de Janeiro nas ruas. Ato musical confirmado. Sem anistia, PEC da Bandidagem não;
Confirmados: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque”, diz o cartaz (foto).
Os músicos têm histórico de engajamento político, especialmente nos anos do regime militar. Caetano e Gilberto Gil ficaram exilados.
Eles têm foram favoráveis à Lei da Anistia de 1979, que concedeu perdão a pessoas que comentaram crimes políticos durante o período.
Leia também: Artistas unidos contra a PEC da Blindagem e anistia3
Caetano Veloso
O cantor Caetano Veloso gravou um vídeo no Instagram contra os dois temas.
“A PEC da Bandidagem, que é o que é, PEC da Bandidagem, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável. Uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse, ainda mais sendo agora às pressas“, afirmou o cantor.
“Esse projeto de anistia não pode ficar sem resposta por parte da população brasileira. A gente tem que ir para a rua, para a frente do Congresso, como já fomos outras vezes. Voltar a dizer que não admitimos isso como povo, nação, não admitimos.”
Outros cantores
Em um vídeo no Instagram, a cantora Anitta leu um pequeno texto.
“Imagine este cenário. Você começa a ser seguida na rua por um estranho. Essa pessoa começa a te assediar, te perseguir, te importunar. Te assedia sexualmente, te violenta, te assassina. Mas aí quando a sua família vai buscar pelos direitos, por justiça, você tem um choque final. Seu assassino não pode ser processado criminalmente, sem autorização dos colegas, por ser um parlamentar brasileiro. Entendeu agora, o que é a PEC da Bandidagem?“, perguntou a cantora Anitta.
“Os parlamentares brasileiros podem ter ainda mais proteção e impunidade. A Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição que amplia quem tem direito ao foro privilegiado e dificulta a prisão e abertura de processos criminais contra deputados e senadores. Eles querem que os próprios colegas autorizem suas investigações, e ainda por cima com voto secreto. Então, agora, a PEC vai seguir para a análise do Senado. Vamos cobrar, gente. Cobrar todo mundo. Cobrem os senadores para que não votem esse retrocesso“, afirmou a cantora.
Já Daniela Mercury publicou no Instagram um cartaz com a seguinte mensagem: “Deputado estuprou? A PEC protege. Matou dirigindo bêbado ou atirou de arma na mão? A PEC protege. Desviou dinheiro público? A PEC protege. Bateu na companheira? A PEC protege. Podem vir com o discurso mais bonito, a desculpa mais enfeitada. Não cola. Isso não tem justificativa“.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Denise Pereira da Silva
21.09.2025 10:50Esses artistas, dentre outros da mesma linha de “raciocínio”, são tão hipócritas e confiáveis como os políticos a quem apoiam. Bando de oportunistas.
Fabio B
20.09.2025 11:38Olha essas múmias! O bolsonarismo sempre levantando a bola para as esquerdas.
Junior
20.09.2025 06:10Esses caras pensam que influenciam alguma coisa....kkk
Marian
19.09.2025 18:52Que coisa ultrapassada . Decrépita .