Justiça bane torcida organizada do Flamengo dos estádios
Decisões buscam garantir a segurança de todos os frequentadores dos estádios, mas também levantam questões sobre a relação entre clubes, torcidas e autoridades.
Nos últimos tempos, o comportamento das torcidas organizadas tem sido um tema recorrente no cenário esportivo brasileiro e por conta de uma decisão judicial proferida na última 3°feira, 16, a torcida organizada do Flamengo, a ‘Jovem Fla’, foi banida dos estádios por dois anos.
Essa decisão foi proferida pelo Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, evidenciando a complexidade das ações relacionadas a estas entidades nos eventos esportivos.
Após um período de cinco anos longe das arquibancadas, a ‘Jovem Fla’ havia acabado de retornar aos estádios, apenas para enfrentar mais uma suspensão.
Este novo banimento foi baseado em uma série de incidentes que ocorreram desde a liberação para retorno, incluindo tentativas de invasão no Maracanã, vandalismo, tumultos, e outros danos a propriedades públicas e privadas.
Quais foram as razões para o novo banimento da torcida do Flamengo?
Entre os incidentes apontados pela decisão judicial, incluem-se a tentativa de invasão do estádio do Maracanã e vários atos de vandalismo.
Além disso, tumultos ocorreram não apenas dentro, mas também nos arredores do estádio, incluindo danos à estação ferroviária da Supervia e roubo a vendedores ambulantes.
Tais eventos foram considerados graves o suficiente para justificar a suspensão prolongada da torcida.
Leia também: Filho do goleiro Bruno diz que pai não é a referência
⚠️ Agora!
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) September 16, 2025
Poucos dias após o retorno, Jovem Fla, torcida organizada do Flamengo, é punida novamente e está proibida de frequentar estádios por 2 anos.
A decisão foi tomada após novos episódios de violência e má conduta na cidade do Rio de Janeiro.
ALGUNS MOTIVOS:
•… pic.twitter.com/qHtSUONBph
Como a ‘Jovem Fla’ respondeu a estas acusações?
Em resposta à decisão, o advogado da ‘Jovem Fla’, Clhysthom Thayllon, argumentou que a organizada tem sido vítima de perseguição nas avaliações dos casos.
Segundo ele, a torcida do Flamengo cumpriu todas as exigências impostas após a liberação para frequentar os jogos e colaborou nas investigações dos atos de vandalismo.
Thayllon destacou que, apesar de a organizada ter ajudado o BEPE a identificar os responsáveis pelos incidentes, a punição foi aplicada sem o direito de defesa, após um parecer do Ministério Público sugerindo suspensão de 60 dias, que acabou se transformando em dois anos.
Qual é o impacto desta decisão para as torcidas organizadas?
Banimentos como o que a ‘Jovem Fla’ enfrenta chamam atenção para os desafios contínuos na gestão das torcidas organizadas no Brasil. Embora elas sejam uma parte integral da cultura do futebol, proporcionando apoio entusiástico e colorindo os eventos, os episódios de violência e desordem obrigam as autoridades a tomar medidas severas.
Tais decisões buscam garantir a segurança de todos os frequentadores dos estádios, mas também levantam questões sobre a relação entre clubes, torcidas e autoridades.
É fundamental esse equilíbrio na aplicação das regras para assegurar que o futebol continue sendo um espaço de celebração e paixões compartilhadas, enquanto se mantém a segurança e a ordem pública.
O olhar atento das autoridades, aliado a um compromisso renovado de clubes e torcidas, pode traçar o caminho para uma convivência pacífica e proveitosa nos estádios pelo país afora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
17.09.2025 09:34Baniu o CV?