SP: Polícia desmonta carro usado em golpe de SMS e prende suspeito
Motorista de 35 anos foi preso em flagrante em Itaquera com veículo adaptado para disparar 40 mil mensagens falsas por hora
A Polícia Civil de São Paulo prendeu em flagrante, na quarta, 10, um homem de 35 anos acusado de operar um carro adaptado para aplicar o chamado golpe do SMS.
Segundo o 42º Distrito Policial, do Parque São Lucas, o veículo possuía antenas e equipamentos de transmissão capazes de enviar até 40 mil mensagens fraudulentas por hora.
As investigações começaram após denúncias de que golpistas estavam utilizando estruturas falsas de Estação Rádio Base, conhecidas como ERBs.
O automóvel foi identificado e passou a ser monitorado pelo Muralha Paulista, sistema do governo estadual que conecta câmeras e emite alertas em tempo real. O rastreamento apontou que o suspeito circulava pela zona leste e seguia até a avenida Paulista e Pinheiros para realizar os disparos.
O carro foi interceptado em Itaquera. Durante a vistoria, os policiais encontraram duas antenas escondidas nos encostos dos bancos e um transmissor acoplado a uma caixa de som automotivo.
De acordo com a polícia, todo o sistema era controlado por um aplicativo de celular, o que permitia atingir celulares em um raio de até dois quilômetros.
As mensagens enviadas simulavam uma transação suspeita no cartão da vítima e orientavam a ligar para uma central. O número, porém, direcionava para criminosos que se passavam por atendentes e coletavam dados bancários para realizar transferências e compras não autorizadas.
O motorista foi conduzido ao 42º Distrito Policial e vai responder por associação criminosa, invasão de dispositivo informático e estelionato eletrônico. O material apreendido será analisado para rastrear eventuais comparsas e mapear os locais em que o carro operou antes da prisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)