Programa paga R$ 200 por mês para jovens que não faltam às aulas
Incentivo-Frequência oferece benefício mensal para estudantes assíduos. Descubra como transformar sua presença escolar em renda extra garantida.
O Programa Pé-de-Meia é um dos projetos, que concede benefícios financeiros atrelados à assiduidade escolar. Voltado para estudantes do ensino médio da rede pública, o programa está intimamente ligado ao Incentivo-Frequência, que oferece um valor mensal de R$ 200,00 para aqueles que alcançam pelo menos 80% de frequência nas aulas.
Como participar do programa Pé-de-Meia?
Para ser elegível ao programa, os alunos devem ter entre 14 e 24 anos e estar matriculados em instituições de ensino da rede pública. A iniciativa não se limita apenas aos jovens do ensino médio regular, estendendo-se também àqueles matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que a idade esteja entre 19 e 24 anos. Além disso, é imperativo que os participantes pertençam a famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, com uma renda per capita limitada a meio salário mínimo nacional.
Como o benefício é distribuído?
Os valores do Incentivo-Frequência são depositados em contas digitais vinculadas aos estudantes. Quando uma conta já existe, ela precisa ser do tipo “poupança social digital” ou “poupança Caixa Tem”. Para os que ainda não possuem, uma nova conta é criada. Cabe destacar que alunos menores de 18 anos precisam da autorização de seus responsáveis legais para gerir a conta, procedimento que pode ser feito via aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica.

Esclarecimentos sobre o acesso e uso do aplicativo educativo
O acompanhamento da frequência escolar e demais informações essenciais ocorrem pelo aplicativo Jornada do Estudante, disponível para sistemas Android e iOS. Criado pelo Ministério da Educação, esse app fornece dados atualizados sobre o desempenho e assiduidade dos alunos, bem como informações sobre o status do cadastro e regras do programa. Esses dados são imprescindíveis para garantir a continuidade do auxílio financeiro.
Calendário de pagamento do benefício
Os pagamentos do Incentivo-Frequência seguem um calendário organizado segundo o mês de nascimento do estudante. A partir do dia 29 de setembro, os depósitos são iniciados, começando por beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro. O processo se estende posteriormente para aqueles nascidos em meses subsequentes, sempre respeitando a ordem cronológica de aniversário, o que contribui para um sistema de pagamento mais eficiente e ordenado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)