PF sugere a Moraes policiais 24h dentro da casa de Bolsonaro
Diretor-geral afirma que a medida seria a mais adequada para garantir que o ex-presidente não tente fugir às vésperas do julgamento
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, sugeriu nesta terça, 26, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a presença de uma equipe de policiais dentro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para vigilância em tempo integral.
Em ofício entregue a Moraes, como resposta à decisão que determinou a permanência em tempo integral de agentes da PF nas proximidades da casa do ex-presidente, Rodrigues afirma que a medida seria a melhor forma de garantir que Bolsonaro não tente fugir às vésperas do julgamento sobre a tentativa de golpe.
“Como alternativa a essa medida, e maneira de garantir a efetividade da medida (manutenção da prisão domiciliar) seria imperiosa a determinação para uma equipe de policiais permanecer 24h no interior da residência, como há precedentes”, diz trecho do ofício entregue à PF.
Argumentos da PF
Segundo o chefe da PF, a medida deveria ser adotada de forma a “evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança”.
Além disso, Rodrigues destacou que a tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro, como parte de uma das medidas cautelares impostas por Moraes, depende de sinal da operadora de telefonia para emitir sinais de movimentação do réu.
“Nestes casos, as violações somente seriam informadas por relatório aos operadores do sistema após o retorno do sinal, o permitiria tempo hábil para que o custodiado empreendesse uma fuga”, afirma.
Ele apontou também que os agentes precisariam monitorar o fluxo de carros na residência de Bolsonaro e de vizinhos próximos, o que geraria um “desconforto”.
“Referida ação, para garantir eficácia, demandaria uma fiscalização minuciosa, por exemplo, de todos os veículos que saíssem do condomínio, o que poderia gerar um grande desconforto, em contrassenso ao que propõe a PGR”, acrescenta.
No ofício, Rodrigues menciona o caso do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto que, em 2004, ficou em prisão domiciliar sob a custódia da PF.
Após receber o documento, Moraes encaminhou o caso para análise da PGR. O órgão não definiu prazo para a manifestação de Paulo Gonet.
Leia mais: Moraes determina reforço no monitoramento de Bolsonaro por risco de fuga
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
26.08.2025 20:19Eu qeuria que ele fugisse, mas para perder acesso ao patrimônio roubado no país e demais regalias. Mesmo com muito dinheiro lá fora para se manter, tenho certeza que seria muito doído para ele perder toda sua fortuna. Talvez por isso não tenha fugido mesmo, e até retornado quando estava em Miami igual uma cadela com o rabo entre as pernas. Se for preso, é bem provável que fique pouco tempo e logo consiga no mínimo um benefício domiciliar.