Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar risco de fuga
Segundo a PF, o ex-presidente teria planejado pedir asilo político à Argentina de Javier Milei
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu 48 horas para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestar sobre o “comprovado risco de fuga”, além dos “reiterados descumprimentos de medidas cautelares impostas” pela Corte.
“Diante de todo o exposto, intime-se a defesa de Jair Messias Bolsonaro para que, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, preste esclarecimentos acerca: dos reiterados descumprimentos das medidas cautelares impostas; da reiteração das condutas ilícitas; e da existência de comprovado risco de fuga”, escreveu o ministro em despacho.
Asilo para Bolsonaro na Argentina?
Nas investigações que acarretaram o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por tentativa de obstrução de Justiça, a Polícia Federal encontrou mensagens de Jair planejando um pedido de asilo político na Argentina.
A corporação localizou no celular do ex-presidente um arquivo editável, sem data e assinatura, em que é feita a solicitação de asilo político em regime de urgência para ele.
A PF entende que o conteúdo revela que, desde fevereiro do ano passado, Bolsonaro planejou atos para fugir do Brasil, visando impedir a aplicação da lei penal.
Segundo a corporação ainda, foram extraídos do celular do ex-presidente áudios e conversas com o pastor Silas Malafaia e Eduardo que haviam sido deletados. Para a corporação, os registros reforçariam as tentativas de articulação para intimidar autoridades do Brasil e atrapalhar os inquéritos da suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil entre 2022 e 2023.
A minuta do pedido de asilo político encontrada tem 33 páginas. Seus meta dados indicam que foi criada por uma usuária chamada Fernanda Bolsonaro.
“Nesse sentido, é possível que o usuário em questão esteja vinculado à pessoa de Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, nora do ex-presidente e esposa do senador Flavio Nantes Bolsonaro”, disse a PF.
A corporação diz que, cerca de dois meses antes da última edição do arquivo, em 5 de dezembro de 2023, o ex-presidente informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que viajaria à Argentina entre 7 e 11 de dezembro.
“Os elementos informativos encontrados indicam, portanto, que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha em sua posse documento que viabilizaria sua evasão do Brasil em direção à República Argentina, notadamente após a deflagração de investigação pela Polícia Federal com a identificação de materialidade e autoridade delitiva quanto aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito por organização criminosa”, disse a Polícia Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Angelo Sanchez
21.08.2025 13:14Se Bolsonaro quisesse sair do país, já teria saído e se quisesse dar um golpe, também teria dado. O Ditador de toga está impregnado de um poder que não possue, só o impechment de Moraes, vai pacificar o país.