Alckmin anuncia alívio nas tarifas dos EUA para derivados de aço e alumínio
“Isso melhora nossa competitividade na área industrial”, disse o vice-presidente
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira, 20, um alívio nas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras derivadas do aço e do alumínio.
“Isso melhora nossa competitividade na área industrial”, afirmou Alckmin após reunião na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Até o momento, o aço e alumínio já estavam sendo taxados em 50% pela tarifa anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Agora os produtos que contenham aço e alumínio em sua composição também estarão sujeitos a essa tarifa.
Com isso, as mercadorias brasileiras passarão a pagar a mesma taxa aplicada a outros países, o que aumenta a competitividade dos produtos manufaturados nacionais no mercado internacional.
O vice-presidente destacou que máquinas, equipamentos e motocicletas estão entre os produtos mais impactados com a medida.
Segundo Alckmin, o alívio beneficiará US$ 2,6 bilhões dos US$ 40 bilhões exportados para os EUA, ou seja, 6,4% do total das exportações.
“Fizemos a conta e dá US$ 2,6 bilhões de inserção de aço e alumínio nas exportações brasileiras, de US$ 40 bilhões de dólares, ou seja, 6,4% das exportações saem dos 50% e vão para a sessão do 232, o que torna igual nossa competitividade com o resto do mundo. Isso vai dar uma melhor na competitividade industrial”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)