Carlos Viana é eleito presidente da CPMI do INSS e governo perde controle do colegiado
Viana é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e a expectativa é que os trabalhos do colegiado mirem em críticas ao governo Lula.
O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito o presidente da CPMI do INSS. O movimento surpreendeu o governo e a presidência do Senado, que tinha feito um acordo para emplacar Omar Aziz (PSD-AM) no comando do colegiado.
Viana é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e a expectativa é que os trabalhos do colegiado mirem em críticas ao governo Lula.
Omar Aziz tinha o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para ser o presidente do colegiado, e Ricardo Ayres (Republicanos-TO) havia sido anunciado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), como relator. Porém, os dois nomes desagradavam a oposição, por entender que eram muito governistas.
Em uma virada de última hora, Viana conseguiu 17 votos para ser eleito presidente do colegiado. Quatro votos a mais que Aziz.
Essa virada ocorreu porque alguns parlamentares governistas faltaram à sessão e a oposição viu nesse movimento uma oportunidade de emplacar tanto relator quanto o presidente da Comissão.
Faltaram à sessão desta quarta-feira congressistas como Renan Calheiros (MDB-AL) e o deputado Mário Heringer (PDT), este último líder do PDT na Câmara.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito vai apurar o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
“Meu agradecimento a cada um dos 17 parlamentares que depositaram a confiança em meu nome. Uma articulação que foi feita nos últimos dias, especialmente nas últimas 24 horas. Conversei com a maioria dos membros, com todos eles, percebi em cada um o desejo de que esta CPMI traga respostas e cumpra com o papel dela. A população brasileira, o povo brasileiro, espera muito de nós. E eu tenho confiança absoluta de que não vamos decepcionar o nosso Brasil”, disse Viana após ser eleito presidente.
O vice-presidente do colegiado será eleito na próxima sessão, que ainda será marcada. Os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Coronel Fernanda (PL-MT) e Duarte Júnior (PSB-MA) se colocaram como interessados no posto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)