Lula volta a falar com Putin, que celebra “Grupo de Amigos da Paz”
Segundo o Palácio do Planalto, telefonema durou cerca de 30 minutos: "Putin compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump"
Enquanto se nega a buscar o presidente americano Donald Trump pra negociar, mesmo após a entrada em vigor da tarifa adicional de 50% para produtos brasileiros, Lula (à direita na foto) conversou nesta segunda-feira, 18, pela segunda vez no mês com o ditador russo Vladimir Putin (à esquerda na foto).
Segundo o Palácio do Planalto, o autocrata russo ligou para o brasileiro e os dos conversaram por cerca de 30 minutos. “Putin compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no Alasca, em 15 de agosto, que avaliou como positiva”, disse o Planalto em comunicado.
“Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China”, seguir o informativo do governo, fazendo menção ao grupo criado em setembro de 2024 por países do “Sul Global” — além de China e Brasil, estão envolvidos África do Sul, Argélia, Bolívia, Cazaquistão, Colômbia, Egito, Indonésia, México, Quênia, Turquia e Zâmbia.
“O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações”, finaliza o comunicado do Planalto.
Putin já tinha ligado para Lula em 9 de agosto, quando os dois também falaram sobre a guerra Ucrânia, de acordo com o relato oficial da conversa.
Trump
Dois dias após se reunir com Putin no Alasca, Trump afirmou, no domingo, 17, que seu homólogo na Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tem duas opções: encerrar a guerra iniciada pela Rússia “quase imediatamente” ou “continuar lutando”.
O presidente Zelensky da Ucrânia pode encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar lutando. Lembre-se de como tudo começou. Sem a Crimeia de Obama (12 anos atrás, sem um único tiro disparado!), e SEM A ENTRADA NA OTAN DA UCRÂNIA. Algumas coisas nunca mudam!!!”, disse Trump na rede Truth Social, em referência à anexação da península pela Rússia em 2014, durante o governo do democrata Barack Obama.
A declaração foi dada às vésperas do encontro entre Trump e Zelensky na Casa Branca.
Mais uma vez, o presidente americano atribuiu a responsabilidade do conflito a Zelensky, embora a Ucrânia tenha sido invadida pelas tropas de Putin.
Lula também se acostumou a culpar o líder ucraniano pelo conflito.
Leia mais: Encontro de hoje pode redefinir guerra da Ucrânia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Claudemir Silvestre
18.08.2025 12:06Grupo de Amigo da Paz !!! Russia, Iran e Venezuela 🤣🤣🤣🤣