Reunião com Putin foi “bem-sucedida”, diz Trump após cúpula sem acordo
Presidente dos EUA também confirmou que terá reunião bilateral com Zelensky na próxima segunda-feira, em Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), classificou neste sábado, 16, como “ótimo” e “bem-sucedido” o encontro que teve na sexta-feira com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca.
A reunião, como noticiamos, terminou sem um acordo de cessar-fogo para o fim da guerra na Ucrânia.
Em publicação na rede Truth Social, Trump escreveu:
“A reunião com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, correu muito bem, assim como um telefonema noturno com o presidente Zelensky, da Ucrânia, e vários líderes europeus, incluindo o respeitado secretário-geral da OTAN. Todos decidiram que a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, que poria fim à guerra, e não a um mero acordo de cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta.“
Reunião com Zelensky
Trump também confirmou que terá uma reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na próxima segunda-feira, 18, na Casa Branca “para discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra”.
A reunião bilateral de Trump com Zelensky será a primeira oportunidade dos presidentes discutirem os próximos passos para encerrar a guerra, depois de o encontro com Putin terminar sem consenso.
Ainda não há informações sobre a participação de líderes europeus ou de Putin na reunião de segunda-feira. Zelensky afirmou em nota publicada no X:
“Apoiamos a proposta do presidente Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, EUA e Rússia. A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes, e o formato trilateral é adequado para isso. Na segunda-feira, me encontrarei com o presidente Trump em Washington, D.C., para discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra. Sou grato pelo convite.”
Na sexta-feira, Trump fez uma ligação de uma hora para Zelensky e líderes da Otan, incluindo Alemanha, Reino Unido, Itália, Finlândia, Polônia e França, logo após o encontro com Putin.
A reunião foi a primeira entre Trump e Putin desde 2021 e durou cerca de 2h40min. Apesar das expectativas de um cessar-fogo, o tema não apareceu nos comunicados oficiais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Rosa
16.08.2025 11:32Marian é um carneirinho...
Marian
16.08.2025 11:10Eu creio que esse acordo está sendo costurado entre as potências, ficaremos com a visão de uma costura francesa talvez. Mas o que importa é que acabe.