Josias Teófilo na Crusoé: O que falta na Sala São Paulo
No projeto original da sala de 1999 já foi prevista a construção do órgão, e existe o espaço para ele no coro. Só faltou o dinheiro
Por muitos anos, vi aquele camarote que fica à direita da plateia no primeiro andar da Sala São Paulo ficar vazio durante os concertos.
Trata-se do camarote do governador, e raramente aparecia alguém ali — muito menos o governador, e os seus ingressos não podem ser vendidos.
Quando Marilia Marton assumiu a Secretaria Estadual de Cultura, rebatizada Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, ela disse que aquele camarote não deveria nunca mais ficar vazio, e passou a enviar pelo WhatsApp convites para os concertos – e outros eventos culturais – para os colaboradores da secretaria.
Nunca mais vi aquele camarote vazio. Pode parecer uma atitude pequena mas não é: serve para difundir o “soft power” da cultura feita em São Paulo (algo muito importante quando o financiamento de cultura tem sido questionado por parte da esquerda e da direita).
Além disso, Marilia já fez grandes coisas: construiu uma sala de câmara ao lado da Sala São Paulo (com um belo projeto do arquiteto da sala, Nelson Drupé), tem dialogado com setores da direita hostis à cultura para explicar como as coisas funcionam, criou uma film comission estadual com André Sturm – o que tem tudo para ter um papel decisivo no desenvolvimento do setor audiovisual no estado de São Paulo.
Vale destacar também a atuação do secretário adjunto da cultura, Marcelo Assis, que veio da área de conservação e tem sido fundamental para a execução orçamentária da secretaria, que está próxima de 100% – coisa rara entre as secretarias de cultura atualmente.
Só falta uma coisa para esta gestão deixar sua marca neste que é um dos mais importantes equipamentos culturais do país.
Sempre se fala que a Sala São Paulo é uma das mais importantes salas de concerto do mundo. E de fato é.
Só que todas as outras salas de…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)