“Se o Eduardo errou, o presidente Lula errou muito mais”, diz Zema sobre tarifaço
Para Zema, Eduardo Bolsonaro cometeu um erro estratégico que prejudica a imagem da direita e provoca desunião entre seus integrantes, mas que vai ser superado
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), está prestes a oficializar sua pré-candidatura à presidência do Brasil, marcada para o dia 16 deste mês.
Em um cenário político conturbado, onde a direita busca se reorganizar após a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, Zema critica abertamente o governo petista, apontando que a administração de Lula tem levado o país ao fundo do poço.
Em entrevista à revista VEJA, o governador fez uma análise da atual gestão federal, alegando que Lula está “enterrando” o Brasil e comparando sua administração à de Dilma Rousseff.
“Consertar o Brasil”
O empresário e político, eleito em 2018 e reeleito em 2022, se apresenta como uma alternativa para 2026, defendendo medidas rigorosas contra a corrupção e a otimização dos recursos públicos.
Zema enfatiza que sua principal bandeira será “consertar o Brasil”, afirmando que isso não requer apenas algumas ações pontuais, mas sim um conjunto abrangente de reformas.
Ele defende um corte nas despesas governamentais como forma de controlar a inflação e reduzir os juros, o que poderia impulsionar investimentos privados e modernizar indústrias no país.
Outros nomes à direita
Ao ser questionado sobre sua concorrência interna na direita com outros governadores e sobre o que ele tinha de diferente em relação a nomes como Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Ratinho Junior e Eduardo Leite, ele afirmou ter uma experiência única na recuperação de Minas Gerais, um estado que ele considera “arrasado” pela gestão anterior do PT.
Zema destacou que sua trajetória no setor privado o credencia a liderar mudanças significativas em nível nacional.
“Eu acho que ninguém tirou o Titanic do fundo do mar igual eu tirei. Nenhum deles pegou um estado tão arrasado e arruinado. […] Eu sou governador de Minas por indignação, por inconformismo com aquilo que o PT (do antecessor Fernando Pimentel) fez.
Romeu Zema também reafirmou seu compromisso em montar sua própria equipe em vez de integrar uma chapa de outros candidatos.
Questionado se disputaria a eleição para presidente contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caso esse saísse candidato, Zema disse que sim:
“Sou amigo dele, como dos outros governadores. Mas tenho esse compromisso com o meu partido de ser candidato”, declarou o governador do Novo.
Tarifaço de Trump
A situação política atual também trouxe à tona questões relacionadas ao tarifaço imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros, incluindo café, um dos principais produtos exportados por Minas Gerais.
Zema criticou essa medida como uma retaliação às relações externas do Brasil sob Lula e argumentou que a gestão atual está contribuindo para um ambiente econômico hostil:
“Vejo como uma retaliação ao Brasil, que nos últimos anos, principalmente com Lula, tem se aliado a países declaradamente antiamericanos e regimes autocráticos. O presidente tem até questionado o dólar E Lula continua com falas infelizes, instigando, às vezes de maneira agressiva, e está aí o resultado.”
Zema reafirmou sua crítica ao BRICS: “Não faz sentido um grupo de nações tão heterogêneas como o Brics. Não são países cristãos, não são ocidentais, não são democráticos, como eles pregam tanto. É um bloco que não tem nenhuma homogeneidade, inclusive geográfica, cada país está num continente”.
Erro estratégico de Eduardo Bolsonaro
Questionado se considerava um tiro no pé as ações de Eduardo Bolsonaro para conseguir sanções contra o Brasil, Zema disse que sim, ponderando porém que “se o Eduardo errou, o presidente Lula errou muito mais”.
Para Zema, Eduardo cometeu um erro estratégico que prejudica a imagem da direita e provoca desunião entre seus integrantes, mas que vai ser superado:
“Criou um ruído, um atrito, um certo desgaste dentro da direita, não resta dúvida. Mas, com o passar das semanas, dos meses, isso vai ser superado facilmente, porque a proposta da direita é a mesma.”
Leia também: Zema defende medidas dos EUA contra Moraes: “Estão corretas”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Annie
08.08.2025 10:35Zema tem razão, agora os bolsoristas vão atacar ele por causa do Bozo.
Luis Eduardo Rezende Caracik
08.08.2025 09:50Zema, pare de falar bobagens! Cuide de Minas.