O efeito inesperado do videogame no QI das crianças, segundo a ciência

22.12.2025

logo-crusoe-new
O Antagonista

O efeito inesperado do videogame no QI das crianças, segundo a ciência

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 05.08.2025 08:00 comentários
Tecnologia

O efeito inesperado do videogame no QI das crianças, segundo a ciência

Impacto dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo das crianças tem sido tema de pesquisas e debates acalorados.

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 05.08.2025 08:00 comentários 0
O efeito inesperado do videogame no QI das crianças, segundo a ciência
O efeito inesperado do videogame na QI das crianças, segundo a ciência. Créditos: depositphotos.com / DenisNata

No mundo contemporâneo, onde a tecnologia e os videogames ocupam um espaço cada vez mais relevante na vida cotidiana, o impacto dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo das crianças tem sido tema de pesquisas e debates acalorados.

O entendimento deste fenômeno é essencial para pais, educadores e formuladores de políticas, que buscam ponderar entre os potenciais benefícios e eventuais malefícios do tempo de tela na infância.

Um estudo realizado em 2022 trouxe nova luz para esta discussão, sugerindo que o tempo despendido com jogos eletrônicos pode estar associado a um aumento na inteligência das crianças.

Esta pesquisa, conduzida por cientistas de países como Holanda, Alemanha e Suécia, analisou dados de aproximadamente 9.855 crianças dos Estados Unidos, com idades entre 9 e 10 anos.

Os pesquisadores focaram no tempo que esses jovens gastavam jogando, assistindo TV ou utilizando redes sociais, e observaram a evolução de suas habilidades cognitivas ao longo de dois anos.

Para medir o aumento do QI nas crianças, o estudo utilizou uma série de testes padronizados que avaliaram diferentes competências cognitivas, incluindo leitura, processamento visual-espacial, e habilidades de memória e pensamento flexível.

Esses testes foram aplicados no início do estudo e repetidos após dois anos, permitindo uma comparação precisa entre os resultados.

Como os jogos de videogame podem impactar a inteligência infantil?

Os resultados mostraram que as crianças que jogavam video games por períodos de tempo superiores à média normal apresentaram um ganho modesto de 2.5 pontos de QI quando comparadas com seus pares.

Esse aumento foi medido por meio de testes que avaliaram leitura, processamento visual-espacial e habilidades de memória e pensamento flexível.

Este avanço, embora pequeno, é significativo, pois sugere que os jogos podem oferecer desafios cognitivos úteis para o desenvolvimento mental.

O efeito inesperado do videogame na QI das crianças, segundo a ciência
O efeito inesperado do videogame na QI das crianças, segundo a ciência. Créditos: depositphotos.com / SeventyFour

Quais fatores são considerados na análise dos efeitos dos games?

Os pesquisadores procuraram controlar variáveis importantes que poderiam influenciar os resultados, como a genética e o contexto socioeconômico das crianças.

Isso é crucial, pois muitos estudos anteriores não levaram adequadamente em conta essas diferenças individuais, resultando em conclusões conflitantes sobre os efeitos dos jogos eletrônicos e outros tipos de mídias digitais nas capacidades cognitivas das crianças.

Dessa forma, este estudo tenta fornecer uma visão mais clara e objetiva.

O efeito inesperado do videogame na QI das crianças, segundo a ciência
O efeito inesperado do videogame na QI das crianças, segundo a ciência. Créditos: depositphotos.com / SeventyFour

Os jogos podem substituir outras formas de desenvolvimento cognitivo?

É importante destacar que, apesar de os jogos eletrônicos apresentarem potencial para impulsionar certas habilidades cognitivas, isso não significa que eles devem substituir outras atividades importantes para o desenvolvimento infantil, como a prática de atividades físicas, a interação social e o sono adequado.

Os pesquisadores enfatizam que o estudo não mediu o impacto dos jogos nesses aspectos críticos da vida dos jovens.

Portanto, mais pesquisas são necessárias para entender como os jogos podem ser integrados de forma equilibrada no cotidiano das crianças.

Por fim, o estudo, publicado na Scientific Reports, não só desafia algumas das percepções negativas associadas ao tempo de tela, mas também ressalta a complexidade do impacto da tecnologia no desenvolvimento intelectual infantil.

O campo de investigação ainda é vasto e muito resta por explorar, especialmente em relação a como diversos fatores ambientais influenciam o crescimento cognitivo durante a infância.

Assim, enquanto os debates sobre os efeitos do tempo de tela continuam, este estudo oferece uma base de dados valiosa e encoraja uma visão mais matizada sobre a relação entre jogos eletrônicos e desenvolvimento intelectual.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

“A questão é por que Lula escolhe ignorar a situação na Venezuela”

Visualizar notícia
2

PGR considera violação de tornozeleira de Bolsonaro irrelevante após prisão

Visualizar notícia
3

Ramagem prepara curso online após bloqueio de contas

Visualizar notícia
4

Médicos confirmam cirurgia de Bolsonaro

Visualizar notícia
5

Vice-procurador-geral explica retirada de fotos do caso Epstein

Visualizar notícia
6

Eduardo Bolsonaro fala em “correr atrás de passaporte de apátrida”

Visualizar notícia
7

Mulher de Moraes registrou escritório no dia de ampliação da Magnitsky

Visualizar notícia
8

EUA interceptam terceiro petroleiro perto da costa da Venezuela

Visualizar notícia
9

Dino vê manobra e suspende artigo que reativava emendas vencidas

Visualizar notícia
10

María Corina agradece países do Mercosul que criticaram Maduro

Visualizar notícia
1

TRF-1 amplia reparação a Dilma por perseguição na ditadura

Visualizar notícia
2

Eduardo Bolsonaro fala em “correr atrás de passaporte de apátrida”

Visualizar notícia
3

“Estavam lá como torcedores”, diz advogado sobre viagem com Toffoli

Visualizar notícia
4

Jogo no STF vai além do impeachment

Visualizar notícia
5

França não consegue barrar acordo Mercosul–UE, diz Lula

Visualizar notícia
6

Brasil fica de fora de comunicado do Mercosul sobre Venezuela

Visualizar notícia
7

EUA apreendem mais um petroleiro perto da costa da Venezuela

Visualizar notícia
8

Mulher de Moraes registrou escritório no dia de ampliação da Magnitsky

Visualizar notícia
9

16 arquivos do caso Jeffrey Epstein somem de site oficial

Visualizar notícia
10

Venezuela anuncia apoio do Irã contra “terrorismo” dos EUA

Visualizar notícia
1

Crusoé: Aniversário dos EUA terá UFC na Casa Branca

Visualizar notícia
2

Crusoé: Raquel recupera parte do terreno perdido para Campos

Visualizar notícia
3

A melhor temporada para presentear com tecnologia, conforto e inteligência, mesmo na reta final de Dezembro 

Visualizar notícia
4

Retrospectiva: o dia em que os bolsonaristas tentaram esvaziar a Ficha Limpa

Visualizar notícia
5

Crusoé: Erika Hilton tortura os números pelo fim da escala 6×1

Visualizar notícia
6

Retrospectiva: o dia em que Davi Alcolumbre voltou ao comando do Senado

Visualizar notícia
7

Crusoé: Por que Eduardo não terá um passaporte de apátrida

Visualizar notícia
8

Baralho cigano: previsão para os 12 signos de 22 a 28 de dezembro de 2025

Visualizar notícia
9

Retrospectiva: o dia em que Motta foi eleito presidente da Câmara

Visualizar notícia
10

Protagonistas da versão brasileira de Wicked vão atuar em Shrek

Visualizar notícia

Tags relacionadas

criança jogo de vídeogame jogos eletrônicos QI
< Notícia Anterior

Como organizar uma noite de hambúrguer artesanal na churrasqueira

05.08.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

ChatGPT se conecta ao banco e ajuda no controle da fatura

05.08.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.