Flávio apaga vídeo em que Bolsonaro faz discurso a manifestantes
Publicação e exclusão de post de ex-presidente em rede social será analisada por Alexandre de Moraes; haverá punição?
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou e em seguida apagou de suas redes sociais um vídeo em que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, de Brasília, saudava os manifestantes reunidos em Copacabana, RJ, no domingo, 3.
No post, Bolsonaro estava sentado, com a tornozeleira eletrônica à vista, enviando a seguinte mensagem aos apoiadores: “Boa tarde Copacabana, boa tarde meu Brasil, um abraço a todos. É pela nossa liberdade, estamos juntos. Obrigado a todos, é pela nossa liberdade, pelo nosso futuro, pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos! Valeu!”
A conduta chamou a atenção de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre uma possível violação das restrições impostas ao ex-presidente. Jair Bolsonaro está proibido de usar plataformas digitais, direta ou indiretamente, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo que apura trama golpista.
Restrições e implicações políticas
O despacho de Moraes, que detalha as limitações do uso das redes sociais, esclarece que a medida inclui o emprego de contas de terceiros. Em 24 de julho, o ministro já havia considerado um descumprimento por parte do ex-presidente. Na ocasião, advertiu que uma nova infração resultaria na “conversão [das medidas cautelares]” em prisão preventiva. A Polícia Federal apontou indícios de que o ex-presidente tentava dificultar a investigação em que é réu por suposta tentativa de golpe de Estado.
As restrições impedem Jair Bolsonaro de se ausentar de Brasília e de acessar as redes sociais, conforme ordem de Moraes. De acordo com O Globo, a videochamada de domingo pode ser interpretada como uma tentativa de intensificar o confronto com a Corte, pressionar aliados e mobilizar a base de apoiadores.
A prerrogativa de decidir se houve ou não desobediência às cautelares em vigor pertence exclusivamente ao ministro Alexandre de Moraes, que ainda não se manifestou sobre o episódio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Ernesto Herbert Levy
04.08.2025 18:40Se burrice pagasse imposto nosso orçamento estaria equilibrado.