Direita bolsotrumpista contra o Brasil e esquerda lulista contra o Ocidente

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Direita bolsotrumpista contra o Brasil e esquerda lulista contra o Ocidente

avatar
Catarina Rochamonte
5 minutos de leitura 22.07.2025 18:02 comentários
Análise

Direita bolsotrumpista contra o Brasil e esquerda lulista contra o Ocidente

Demolir é sempre mais fácil do que edificar. Gestos imprudentes, declarações hostis e falta de senso diplomático têm corroído, em ritmo preocupante, uma longa e relevante relação bilateral

avatar
Catarina Rochamonte
5 minutos de leitura 22.07.2025 18:02 comentários 8
Direita bolsotrumpista contra o Brasil e esquerda lulista contra o Ocidente
Reprodução
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

As relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos datam do início do século XIX, mais precisamente de 1824, quando os EUA se tornaram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, proclamada em 1822. Esse gesto foi importante e simbólico, marcando o início de uma longa relação bilateral.

De lá pra cá, com alguns percalços, os dois países seguiram por uma via de entendimento, mantendo relações cordiais e cooperativas de “amizade pragmática” ou “pragmatismo responsável.”

Pode-se afirmar que os Estados Unidos têm sido, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, um dos parceiros mais importantes para o Brasil, especialmente nas áreas de segurança, investimento e cooperação estratégica – ainda que essa primazia tenha sido relativizada nas últimas décadas com a ascensão de novos parceiros, principalmente a China.

A parceria Brasil-EUA, construída ao longo de décadas, com base em interesses estratégicos, afinidades políticas e cooperação econômica, sofreu um desgaste acelerado em poucas semanas, devido às atitudes desastradas de líderes políticos de ambos os lados.

Demolir é sempre mais fácil do que edificar. Gestos imprudentes, declarações hostis e falta de senso diplomático têm corroído, em ritmo preocupante, uma longa e relevante relação bilateral.

A afrontosa investida de Trump contra o Brasil – com a tarifa de 50% sobre nossos produtos, a intromissão em questões da Justiça brasileira e a revogação de visto de vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – foi levada a cabo sob a justificativa de proteger o ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado pela PGR e investigado pela Polícia Federal (PF).

Essa justificativa ideológica teve o condão de animar, no Brasil, a massa “bolsotrumpista”, comandada pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que vem esticando a corda e trabalhando fervorosamente por um cenário de terra arrasada no seu país, do qual fugiu.

Apesar de Eduardo Bolsonaro se vangloriar de ter induzido Trump a tão contraproducente atitude, essa clara traição da Pátria não foi bem acolhida pela totalidade dos bolsonaristas.

Há entre eles mesmos uma percepção de que o tiro saiu pela culatra. Trump foi ao ponto de ameaçar o Pix e o comércio da Rua 25 de Março, duas paixões dos brasileiros; uma maluquice que claramente pode resultar em menos votos de patriotas para o time dos bolsonaros, em 2026.

Ruim para o bolsonarismo, bom para o lulopetismo. O governo Lula vinha mal e o presidente vinha com inclinação constantemente negativa nas pesquisas de opinião. O governo continua mal, porém, com a inesperada contribuição da estupidez bolsotrumpista, a popularidade do presidente melhorou.

Lula está se sentindo à vontade para radicalizar o mofado discurso “anti-imperialista” contra os EUA.

Pouco importa os impactos da persistência nesse confronto desigual: o importante é capitalizar demagogicamente a questão. Cego aos interesses do povo brasileiro que diz defender, Lula mira tão somente a eleição, em outubro de 2026.

Em artigo anterior, escrevi que Jair Bolsonaro era apenas pretexto para os ataques de Trump ao Brasil, sendo a atuação de Lula no Brics o motivo de fundo.

No Brics, Lula fala muito, mas manda pouco; mesmo assim, açulado pelo seu séquito de fanáticos, vislumbra ser alçado a uma liderança compartilhada com Xi Jinping e Putin.

Do ponto de vista da democracia – construção civilizatória de origem ocidental, espalhada beneficamente por outros continentes – o Brics não é coisa boa.

Para o Brasil, o clube dos autocratas antiocidentais prestou até agora apenas o desserviço de ensejar um confronto com o importante aliado de 200 anos.

Em editorial intitulado “Brasil paga a conta da imprudência de Lula”, o jornal O Estadão defendeu que o Brasil abandone o Brics; tendo, dentre outros severos alertas, afirmado o seguinte: “Sairá cara a decisão de Lula de alinhar o Brasil à China e à Rússia a pretexto de fortalecer o Brics contra os EUA de Trump”.

Lula está disposto a pagar o preço. Ou melhor, fazer o Brasil pagar. Sua decisão está tomada e ele há tempos atua como um agente das principais forças antiocidentais, antidemocráticas e anticivilizatórias da atualidade, a saber, Rússia, China e Irã.

Em reunião no Chile, com mais quatro presidentes de esquerda, Lula afirmou que “A democracia liberal não foi capaz de responder aos anseios e necessidades contemporâneas”.

Feito o diagnóstico, ele insistiu na necessidade de “regulamentação das plataformas digitais”, “combate à desinformação” e uma “governança digital global”. Isso, claro, para garantir a defesa daquilo que ele entende por democracia.

Ocorre que a mais perigosa ofensiva antidemocrática em curso no mundo hoje é a ofensiva militar e ideológica contra o Ocidente que, além das ações bélicas efetivas da Rússia na Ucrânia, contam com o apoio do palavrório pérfido e malicioso do presidente brasileiro.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master
2

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
3

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
4

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
5

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta
6

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h

PEC 6×1: petista é processado por submeter motorista a jornadas de 16h
7

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio

Lula “parece parceiro de grupos narcoterroristas”, diz Flávio
8

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
9

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
10

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin

Moraes determina envio de notícia-crime sobre “Dark Horse” a Fachin
1

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master
2

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão

Jaques Wagner apresenta recurso para anular decisão que autorizou busca e apreensão
3

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
4

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
5

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
6

“Estamos criando uma geração de imprestáveis”, diz Romeu Zema

“Estamos criando uma geração de imprestáveis”, diz Romeu Zema
7

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
8

Zelensky agradece apoio de Starmer à Ucrânia

Zelensky agradece apoio de Starmer à Ucrânia
9

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
10

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
1

Cléber Machado abre o jogo sobre convivência com Galvão Bueno

Cléber Machado abre o jogo sobre convivência com Galvão Bueno
2

Mendonça reage a denúncia do Careca do INSS e cobra explicações da Papuda

Mendonça reage a denúncia do Careca do INSS e cobra explicações da Papuda
3

Mercúrio retrógrado em Câncer: trânsito convidará à revisão de emoções e memórias

Mercúrio retrógrado em Câncer: trânsito convidará à revisão de emoções e memórias
4

Crusoé: Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Crusoé: Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano
5

Sóstenes aciona embaixada dos EUA após decisão do TSE sobre vídeo

Sóstenes aciona embaixada dos EUA após decisão do TSE sobre vídeo
6

Justiça da Flórida autoriza AGU a atuar em ação da Rumble contra Moraes

Justiça da Flórida autoriza AGU a atuar em ação da Rumble contra Moraes
7

TSE manda Gleisi apagar post que associava Flávio ao Comando Vermelho

TSE manda Gleisi apagar post que associava Flávio ao Comando Vermelho
8

Meio-Dia em Brasília: Gilmar dá a senha para anular o Caso Master

Meio-Dia em Brasília: Gilmar dá a senha para anular o Caso Master
9

CNJ adia regulamentação do fim da aposentadoria compulsória como punição

CNJ adia regulamentação do fim da aposentadoria compulsória como punição
10

Filme de baixo orçamento, Obsessão bate US$ 300 milhões de bilheteria

Filme de baixo orçamento, Obsessão bate US$ 300 milhões de bilheteria

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

diplomacia brasileira Eduardo Bolsonaro Estados Unidos
< Notícia Anterior

Novo filme do Superman é o mais novo sucesso das bilheterias

22.07.2025 00:00 4 minutos de leitura
Novo filme do Superman é o mais novo sucesso das bilheterias
Próxima notícia >

5 benefícios da acelga para a saúde

22.07.2025 00:00 4 minutos de leitura
5 benefícios da acelga para a saúde
avatar

Catarina Rochamonte

Professora e escritora, com graduação, mestrado e doutorado em Filosofia, e pós-doutorado na área de Direito.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (8)

F-35- Hellfire

27.07.2025 17:10

Catarina Rochamonte, belo artigo onde vc mostra sua erudição e clareza de pensamento. O petista Fernando Morais no seu livro "MONTENEGRO - As Aventuras do Narechal Que Fez Uma Revolução Nos Céus do Brasil" mostra que os americanos foram fundamentais para desenvolver a indústria aeronáutica no Brasil. O cearense Casimiro Montenegro Filho (1904-2000) estudou Engenharia Aeronáutica no MIT e convenceu diversos professores dessa renomada instituição americana a virem lecionar e morar aqui em S. J. dos Campos /SP com suas famílias e assim ajudaram a criar o ITA, formando brilhantes engenheiros que foram os embriões da EMBRAER, hoje a 3ª maior industria aeronáutica do mundo. Históricamente o Brasil sempre se deu bem com a amizade dos americanos.


Clayton De Souza pontes

25.07.2025 07:32

Concordo plenamente . Há muito o Lula elogia a força do PC chinês e aparelhou o STF com o propósito de se livrar da cadeia e afundar nossa república democrática. Por isso escolheu o lado do eixo do mal


Eliane ☆

23.07.2025 16:13

Catarina Rochamonte,sempre certeira em suas análises.


Ita

23.07.2025 11:49

Acredito que já temos o possível nome para a terceira via. Ainda não está definido mas já estão apresentados: Tarcísio, Caiado, Zema, Ratinho Jr., Eduardo Leite. Vamos ver!


Washington

23.07.2025 09:07

Vamos lá, pessoal: comecem a pensar em nomes para a terceira via.


Washington

23.07.2025 09:04

Artigo muito importante. O Brasil precisa se livrar do lulismo e do bolsonarismo; então, é preciso voltar a tratar da construção de uma terceira via.


Claudemir Silvestre

22.07.2025 20:20

O Brasil precisa SE LIVRAR de LULA e BOLSONARO !!! Chega !!! Ja deu !!!


MARCOS

22.07.2025 19:07

TEMOS QUE RESPEITAR OS DESEJOS DO BURRO POVO BRASILEIRO. ELES VOTARAM NO CORRUPTO EX-PRESIDIÁRIO, AGORA FAÇAM O L E FODA-SE O BRASIL.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (8)

F-35- Hellfire

27.07.2025 17:10

Catarina Rochamonte, belo artigo onde vc mostra sua erudição e clareza de pensamento. O petista Fernando Morais no seu livro "MONTENEGRO - As Aventuras do Narechal Que Fez Uma Revolução Nos Céus do Brasil" mostra que os americanos foram fundamentais para desenvolver a indústria aeronáutica no Brasil. O cearense Casimiro Montenegro Filho (1904-2000) estudou Engenharia Aeronáutica no MIT e convenceu diversos professores dessa renomada instituição americana a virem lecionar e morar aqui em S. J. dos Campos /SP com suas famílias e assim ajudaram a criar o ITA, formando brilhantes engenheiros que foram os embriões da EMBRAER, hoje a 3ª maior industria aeronáutica do mundo. Históricamente o Brasil sempre se deu bem com a amizade dos americanos.


Clayton De Souza pontes

25.07.2025 07:32

Concordo plenamente . Há muito o Lula elogia a força do PC chinês e aparelhou o STF com o propósito de se livrar da cadeia e afundar nossa república democrática. Por isso escolheu o lado do eixo do mal


Eliane ☆

23.07.2025 16:13

Catarina Rochamonte,sempre certeira em suas análises.


Ita

23.07.2025 11:49

Acredito que já temos o possível nome para a terceira via. Ainda não está definido mas já estão apresentados: Tarcísio, Caiado, Zema, Ratinho Jr., Eduardo Leite. Vamos ver!


Washington

23.07.2025 09:07

Vamos lá, pessoal: comecem a pensar em nomes para a terceira via.


Washington

23.07.2025 09:04

Artigo muito importante. O Brasil precisa se livrar do lulismo e do bolsonarismo; então, é preciso voltar a tratar da construção de uma terceira via.


Claudemir Silvestre

22.07.2025 20:20

O Brasil precisa SE LIVRAR de LULA e BOLSONARO !!! Chega !!! Ja deu !!!


MARCOS

22.07.2025 19:07

TEMOS QUE RESPEITAR OS DESEJOS DO BURRO POVO BRASILEIRO. ELES VOTARAM NO CORRUPTO EX-PRESIDIÁRIO, AGORA FAÇAM O L E FODA-SE O BRASIL.



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé