Kim Kataguiri aciona Conselho de Ética contra a deputada Célia Xakriabá
Segundo o parlamentar, a colega o chamou de “deputado estrangeiro”, numa tentativa de deslegitimar sua atuação com base em sua origem familiar
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) acionou o Conselho de Ética da Câmara e afirmou ter sido alvo de um ataque racista e xenófobo pela deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) durante a votação do projeto de licenciamento ambiental na Câmara dos Deputados. A votação ocorreu na semana passada.
Segundo o parlamentar, a colega o chamou de “deputado estrangeiro”, numa tentativa de deslegitimar sua atuação com base em sua origem familiar. “De maneira racista e xenófoba, fui chamado de “deputado estrangeiro”, tentativa clara de deslegitimar minha atuação parlamentar com base na minha origem familiar”, disse o parlamentar por meio de nota oficial.
“Sou brasileiro, nascido no Brasil, e tenho orgulho das minhas raízes. Sou neto de imigrantes japoneses, filho de mãe paraense, mestiço, com sangue indígena, africano, português, italiano e japonês”, acrescentou ele.
Kataguiri rebateu as acusações de que teria tentado agredir fisicamente a deputada. Ele disse que, ao contrário do que foi divulgado, permaneceu sentado e em silêncio enquanto Célia, “visivelmente alterada”, partia em sua direção, sendo contida por colegas e pela Polícia Legislativa.
“Ao rebater essa agressão, em nenhum momento ameacei ou tentei agredir fisicamente a deputada. As imagens oficiais da sessão são públicas e deixam claro que permaneci sentado, em silêncio, quando a parlamentar, visivelmente alterada, partiu em minha direção”, esclareceu.
O deputado afirma que, nesse momento, a parlamentar agrediu fisicamente o deputado Coronel Meira (PL-PE), provocando ferimentos, e que a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) precisou intervir.
Célia Xakriabá protocolou uma representação contra Kataguiri no Conselho de Ética da Câmara, o que o deputado classificou como uma tentativa de inverter a responsabilidade pelo episódio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Fabio B
21.07.2025 16:00Eu vi o episódio com essa picareta fantasiada de pavão, e foi um caso claro de xenofobia, pela ascendência oriental do Kim.
Denise Pereira da Silva
21.07.2025 15:42Muito bem, Kim Kataguiri. Chega de tolerância para este vitimismo fabricado dos psolistas. Sua “reação” de inércia ao ataque aloprado da deputada foi na mosca. Tudo gravado.
Eliane ☆
21.07.2025 15:10Processo pra cima dela! Mexer no órgão mais sensível do ser humano; o bolso. Essa esquerda aloprada,sempre competindo com a direita aloprada.