Lula viaja ao Chile para cúpula com líderes de esquerda
Um dos temas que deve ocupar espaço na reunião é a recente decisão de Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros
O presidente Lula (PT) embarca neste domingo, 20, para Santiago, no Chile, onde participará de uma cúpula com líderes ibero-americanos de esquerda. O encontro, chamado “Democracia Sempre”, terá como foco regulação das big techs e deve também abordar diretamente o embate entre o governo brasileiro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Além de Lula, o encontro contará com o presidente do Chile, Gabriel Boric (anfitrião), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, também foi convidada, mas não confirmou presença.
A cúpula pretende reforçar uma agenda comum entre os líderes esquerdistas.
A reunião marca uma retomada das conversas iniciadas no ano passado, quando Lula e Sánchez organizaram um evento paralelo à Assembleia-Geral da ONU com o mote “Em defesa da democracia, combatendo o extremismo”.
Tarifaço de Trump
Um dos temas que deve ocupar espaço na reunião é a recente decisão de Donald Trump, que impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.
O anúncio foi feito em carta enviada ao presidente Lula em 9 de julho, e o governo brasileiro viu a medida como uma tentativa de ingerência externa. A taxação entra em vigor em 1º de agosto.
“As tarifas impostas por Trump são uma chantagem inaceitável”, disse Lula em pronunciamento na última quinta-feira, 17.
Em seu discurso, o petista também rebateu as críticas do governo americano ao Judiciário brasileiro e respondeu à alegação de que os EUA estariam em desvantagem na balança comercial com o Brasil.
“No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, disse.
O Planalto ainda avalia adotar medidas de reciprocidade e busca apoio internacional para denunciar a escalada da retaliação americana.
Big techs
A proposta de taxar grandes plataformas digitais — debatida no Brasil desde 2023 — também deve ser discutida durante o encontro.
O grupo quer adotar diretrizes comuns para regular empresas como Google, Meta e X.
A programação da cúpula prevê ainda um almoço na chancelaria chilena e um evento com representantes da sociedade civil. O objetivo, segundo os organizadores, é construir uma frente progressista com atuação coordenada na governança global.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
20.07.2025 14:23Os discursos inflamados dele vão render quanto % mais em taxas?
Marian
20.07.2025 10:35Mas irão condenar as punições ao Brasil? O México estará no encontro?
Claudemir Silvestre
20.07.2025 10:31Este IMBECIL e INCONSEQUENTE do LULA é o maior culpado desta crise entre Brasil e EUA !! Esse discursinho raivoso e ultrapassado contra o Ocidente é coisa do comunismo do século passado !!
Clayton De Souza pontes
20.07.2025 08:52O Lula fica esbravejando contra as tarifas e só piora a situação. Eu buscaria trabalhar pra mostrar os prejuízos dessa medida, já que não se discute os exageros do STF
Marcia Elizabeth Brunetti
20.07.2025 07:53*montarão
Marcia Elizabeth Brunetti
20.07.2025 07:52Montaram um palanque, vamos ouvir todas aquelas balelas da esquerda contra a extrema-direita. Vão desmontar o palco e cada um volta para seu país.