Alckmin revela que Brasil enviou carta aos EUA há dois meses sobre ‘tarifaço’
Segundo o vice-presidente, o governo dos EUA ainda não deu retorno
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta terça-feira, 15, que o governo Lula enviou uma “carta confidencial” aos Estados Unidos há dois meses, com o objetivo de iniciar as tratativas para um acordo de entendimento sobre as tarifas adicionais de 10% que haviam sido aplicadas sobre produtos brasileiros.
“Nós enviamos uma carta há dois meses… uma carta confidencial sobre tratativas de acordo de entendimento, mas não tivemos resposta. Faz dois meses. O que nós vamos fazer é encaminhar é uma carta dizendo aguardamos resposta e continuamos empenhados em resolver esse problema”, disse Alckmin a jornalistas, após encontro com empresários para tratar do ‘tarifaço’ de 50% imposto pelo governo americano.
Associações de setores que exportam para os Estados Unidos expuseram o impacto do tarifaço de 50% imposto pelo presidente americano.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Eduardo Lobo, que se reuniu com representantes do governo em Brasília, explicou que o setor de pescados depende “quase que exclusivamente” das exportações aos Estados Unidos.
“Não temos plano B. O setor de pescados depende quase que exclusivamente do mercado norte-americano para exportação. O mercado interno não é capaz de absorver tamanho volume. Precisamos que o pescado seja tratado com excepcionalidade e seja removido da lista de taxação”, destaca Lobo.
“Sem exportação, as indústrias que empregam mais de 20 mil funcionários irão enfrentar sérias consequências que podem ensejar demissões em massa. O mercado europeu, que poderia ser uma alternativa, está fechado para o pescado brasileiro desde 2017″, acrescentou.
Reunião de Tarcísio
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu-se nesta terça-feira, 15, com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, e empresários de setores da economia paulista que exportam para os EUA, para discutir o tarifaço.
Em nota, o governo paulista afirma que Tarcísio destacou a importância da relevância da parceria entre a indústria de São Paulo e os Estados Unidos, enquanto os empresários expuseram o potencial impacto das novas tarifas.
“Foram colocadas também pelos empresários presentes as preocupações dos segmentos mais expostos aos impactos da elevação de tarifas comerciais anunciadas pelo governo norte-americano”, diz trecho.
Leia mais: Associações expõem impacto do ‘tarifaço’ sobre os produtos brasileiros
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
15.07.2025 19:35Não deu muito certo não é mesmo?