Zelensky cobra sanções diante da “clara escalada do terror russo”
Com 18 mísseis e 400 drones, ataque russo a Kiev teve quase 10 horas de duração na noite passada
Enquanto os Estados Unidos retomam a entrega de armas à Ucrânia, a Rússia realizou entre a noite de quarta-feira, 9, e a madrugada de quinta, 10, um ataque aéreo combinado com 18 mísseis, incluindo balísticos, e cerca de 400 drones de ataque, quase 200 deles shaheds.
Direcionada a Kiev, capital da Ucrânia, e região, a ofensiva durou quase 10 horas. Pelo menos duas pessoas morreram e 16 ficaram feridas.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cobrou os parceiros ucranianos por mais sanções em meio à “clara escalada do terror russo”.
“Ontem à noite, a Rússia lançou um enorme ataque combinado que durou quase 10 horas. Foram usados 18 mísseis, incluindo balísticos, e cerca de 400 drones de ataque — quase 200 deles eram ‘shaheds’.
O principal alvo do ataque foi Kiev e a região. As regiões de Chernigov, Sumy, Poltava, Kirovohrad e Kharkiv também foram alvo de ataques. Infelizmente, duas pessoas foram mortas em Kiev — minhas condolências às suas famílias e entes queridos. Até o momento, temos conhecimento de 16 feridos.
Escalada do terror russo
Esta é uma clara escalada do terror russo — centenas de ‘shaheds’ todas as noites, greves constantes e ataques massivos contra cidades ucranianas. Isso exige que aceleremos as coisas. As sanções precisam ser impostas mais rapidamente e a pressão sobre a Rússia precisa ser forte o suficiente para que ela sinta verdadeiramente as consequências de seu terror. Há necessidade de uma ação mais rápida de nossos parceiros no investimento na produção de armas e no avanço da tecnologia.
Hoje, conversarei com parceiros — em particular dentro da Coalizão dos Dispostos — sobre financiamento adicional para a produção de drones interceptadores e o fornecimento de sistemas de defesa aérea para a Ucrânia. Os objetivos são absolutamente claros. Tais ataques russos devem ser enfrentados com uma resposta firme. E é exatamente isso que faremos”, escreveu Zelensky no X.
Entre a noite de terça-feira, 8, e a madrugada de quarta, 9, a Rússia atacou o país vizinho com um recorde de 728 drones.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)