O problema não é só leite, mas aço, calçados etc.
O Antagonista apurou que o Ministério da Economia apresentará até quinta-feira uma "medida compensatória transitória" em relação ao fim da tarifa antidumping para o leite em pó. Antes de mais nada, é bom lembrar que medidas antidumping não têm nada a ver com decisão de abertura comercial. Podem ser adotadas mesmo pelas economias mais abertas do mundo...
O Antagonista apurou que o Ministério da Economia apresentará até quinta-feira uma “medida compensatória transitória” em relação ao fim da tarifa antidumping para o leite em pó.
“Será uma medida com impacto positivo para os produtores”, garante uma fonte de equipe econômica.
Antes de mais nada, é bom lembrar que medidas antidumping não têm nada a ver com decisão de abertura comercial. Podem ser adotadas mesmo pelas economias mais abertas do mundo.
O que foi publicado em 6 de fevereiro de 2019 é o resultado de uma revisão de medida antidumping imposta à UE e à Nova Zelândia desde 2003.
Trata-se de um processo automático que começou 12 meses antes, em 6 de fevereiro de 2018, e foi concluído em setembro – antes mesmo das eleições. Uma nota técnica foi distribuída entre as partes, entre elas a CNA.
O impacto econômico da queda dessas tarifas é irrisório no contexto global das trocas comerciais do Brasil.
Considerando o atual nível de desemprego, o governo avaliou que maior seria o dano aos mais de 1 milhão de produtores de leite do país.
Há várias medidas antidumping cujos prazos estão para vencer, além dessa do leite em pó, e o tratamento será o mesmo.
O tratamento que Paulo Guedes quer dar a esses temas é simples. Primeiro, é preciso “resolver o problema estrutural”, no caso, aprovar uma reforma tributária que torne o produto nacional competitivo.
O ministro tem repetido o mantra de uma abertura econômica “ampla e gradual”, ao longo dos quatro anos, criando isonomia competitiva para não matar a indústria.
É um tema complexo, claro, que não se explica num tuíte mal-educado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)