Bolsonarismo de passeata
Inelegível, Jair Bolsonaro convoca ato na avenida Paulista para manter viva a chama do golpismo
No Brasil, poucas coisas são tão misteriosas quanto o entendimento dos tribunais. Nem o passado tem sossego, e o desmanche retroativo da operação Lava Jato não me deixa mentir. Eu não ficaria surpreso se um determinado arranjo de forças e interesses ainda resultasse em absolvição de Jair Bolsonaro.
Mas especulo. Até segunda ordem, ou até ordem de Alexandre de Moraes, o ex-presidente está inelegível e pode ir preso. Por isso, como Lula deveria ter feito e não fez em 2018, seria razoável se Bolsonaro apontasse o sucessor e deixasse o país separar a política da polícia, o voto da sentença.
Ocorre que ele não é razoável, e não gostamos de razoabilidades. Embora inelegível, Bolsonaro ainda se apresenta como alternativa ao petista, e convoca ato na avenida Paulista para manter viva a chama do golpismo. Ele sabe que não concorrerá, mas compreende que o bolsonarismo precisa sobreviver.
Porque o bolsonarismo não é uma doutrina política, mas um estado de espírito. Uma mistura de preconceitos, conspirações, fobias e rejeições que, mediante um processo alquímico no caldeirão da cabeça do eleitor, se transforma nesse esquisito reacionarismo de passeata.
Passeata convocada para protestar contra os atos golpistas do 8 de janeiro, os mesmos atos golpistas praticados por, nas palavras do próprio Bolsonaro, “uns malucos ali que ficam com aquela ideia de AI-5, intervenção militar”.
Ele, que não é maluco, advoga para si e para seus filhos. Quer se livrar da cadeia ou do Brasil. Os aliados, os entusiastas, os patriotas, os manifestantes que arriscaram e complicaram a vida em uma presepada antidemocrática, não passam de bucha do canhão ideológico de um líder sem ideologia.
Assim como Lula sequestrou a esquerda e interditou sua renovação, Bolsonaro parasita a direita e desacredita sua versão liberal-conservadora. Ambos, cada qual a seu modo, são zumbis eleitorais que, mesmo depois de mortos, insistem em correr atrás dos vivos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Nanci da Costa Miranda
29.06.2025 15:20Exatamente isso, não passam de homens desonestos e irresponsáveis que conseguiram impor a sua vontade a um bando de brasileiros que acreditam entender tudo de política. Gostaram de palavras grosseiras e não entendem que Lula e Bolsonaro não passam de oportunistas com muito medo de cadeia. Mas acredito que o povo está caindo em si e sendo obrigados a enxergar a triste realidade. Foram e estão sendo enganados.
Magdalena Buzolin
29.06.2025 13:43Votei no bolsonaro só porque não queria a volta da tropa do luladrão, as m….que ele fez durante o mandato trouxe o lula de volta. Simples assim. Muitos se arrependeram de votar nele e votaram nulo ou em branco por isso a pouca diferença de votos em relação ao lula
Afonso Cunha de Carvalho
29.06.2025 12:15Corrigindo: virada de chave
Afonso Cunha de Carvalho
29.06.2025 12:14Ocorre que a eleição de Bolsonaro mudou os rumos da história do Brasil e apavorou a esquerda que achava que só existia o líder supremo Lula. A evolução política do Brasil não se dará em linha reta mas com solavancos e Bolsonaro liderou essa primeira vista rada de chave.Votei em Bolsonaro mas não sou fanático nem nada disso que vc descreve como bolsonarista.
Annie
29.06.2025 12:07Bozo é Nine sao mais dois lixos da política bras
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
29.06.2025 11:49Infelizmente, tanto Bolsonaro, quanto Lula, estão aí na primeira linha da política brasileira porque simplesmente o brasileiro não sabe votar. Não bastasse uma profunda ignorância da população até sobre fatos contemporâneos, ainda surge uma espécie de fanatismo de esquerda e de direita, saudosismo de uma ditadura militar boa que nunca existiu de um lado, uma ilusão com ditaduras comunistas boas que também nunca existiram de outro e a venda até da alma por uma "bolsa qualquer coisa". Fora os espertalhões de sempre. São decisões políticas tomadas num espírito de "Fla X Flu", "meu corrupto é menos corrupto que o seu", e por aí vai. Acredito que daqui a um século e meio ou dois o Brasil estará bem melhor nessa matéria.
Luiz Filho
29.06.2025 09:56Foi na ferida. Bolsonaro não é e nem nunca foi de direita. Sempre sonhou com novo AI-5 e com 64. Saudosista. Um covarde confesso. Quer um Brasil governado pelo Bananinha, Rachadinha ou Carluxo, a doida? A família é disfuncional, elogia a soltura do LULADRÃO, entrega a eleição, fomenta uma revolta legítima da população (exceto a franja radical do AI-5), foge e depois abandona quem não queria ser governado por um ex presidiário descondenado por um supremo que fez fila para enrabá-lo