Em 1915, Lima Barreto escreveu sobre enchentes de 2019
No dia seguinte ao temporal que atingiu o Rio, que provocou enchentes e deixou pelo menos seis mortos, O Globo reproduziu um texto escrito por Lima Barreto em 1915...
No dia seguinte ao temporal que atingiu o Rio, que provocou enchentes e deixou pelo menos seis mortos, O Globo reproduziu um texto escrito por Lima Barreto em 1915 –mais de um século atrás, portanto.
Com exceção de um ou outro trecho, como a referência ao então ex-prefeito Pereira Passos, a crônica poderia ter sido feita hoje, sem tirar nem pôr.
O Antagonista selecionou os seguintes trechos:
“As chuvaradas de verão, quase todos os anos, causam no nosso Rio de Janeiro inundações desastrosas. Além da suspensão total do tráfego, com uma prejudicial interrupção das comunicações entre os vários pontos da cidade, essas inundações causam desastres pessoais lamentáveis, muitas perdas de haveres e destruição de imóveis.
De há muito que a nossa engenharia municipal se devia ter compenetrado do dever de evitar tais acidentes urbanos.”
“Infelizmente, porém, nos preocupamos muito com os aspectos externos, com as fachadas, e não com o que há de essencial nos problemas da nossa vida urbana, econômica, financeira e social.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)