Netanyahu diz que Israel vai reagir se trégua for violada
Primeiro-ministro afirma que ofensiva eliminou ameaças nucleares e balísticas e que aceitou a trégua com aval de Trump
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta terça, 24, que o país alcançou todos os objetivos da ofensiva militar contra o Irã e aceitou a proposta de trégua apresentada pelos Estados Unidos com a condição de reagir a qualquer nova agressão.
A posição foi divulgada por seu gabinete.
Segundo o comunicado oficial, Israel eliminou o que classificou como uma “ameaça existencial imediata” nos campos nuclear e de mísseis balísticos.
O texto destaca que as Forças de Defesa de Israel conquistaram controle aéreo sobre Teerã, atingiram a liderança militar iraniana e destruíram dezenas de alvos centrais do regime dos aiatolás.
“Israel removeu uma ameaça existencial imediata, tanto no campo nuclear quanto no campo de mísseis balísticos”, informou o gabinete.
Ainda de acordo com o governo israelense, nas 24 horas que antecederam a trégua, a aviação matou centenas de integrantes da milícia Basij e um cientista do programa atômico iraniano.
O gabinete de Netanyahu declarou que o acordo de cessar-fogo foi aceito “em plena coordenação com o presidente Donald Trump” e que “Israel responderá a qualquer violação da trégua”.
A nota alerta que a ameaça ainda não está descartada e que a população deve seguir as instruções de segurança até confirmação da estabilidade.
“O Estado de Israel conquistou realizações históricas e se posicionou entre as grandes potências do mundo”, concluiu o comunicado.
O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, afirmou que, apesar das mortes em Berseba, a campanha contra o Irã representa uma vitória decisiva.
Ele defendeu ofensiva total sobre Gaza para eliminar o grupo Hamas e resgatar os últimos reféns.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)