A solidariedade de Dilma à condenada Cristina Kirchner
Ex-presidente classificou afirmou que "condenação de Cristina Kirchner na Argentina é mais um exemplo de perseguição política"
Assim como o presidente Lula (PT), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi às redes sociais publicar uma mensagem de apoio à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, condenada a seis anos de prisão por corrupção.
Dilma classificou pelo X – antigo Twitter – como ‘perseguição política’ a condenação da ex-presidente da Argentina.
“A condenação de Cristina Kirchner na Argentina é mais um exemplo de perseguição política e lawfare contra lideranças progressistas na América Latina”, disse Dilma.
“O objetivo [da condenação] sempre foi o mesmo: manchar reputações e afastar essas lideranças da legítima disputa pelo voto popular. Trata-se de um ataque inaceitável à democracia”, acrescentou a petista, que arrematou.
“Ela não merece tamanha injustiça. E o povo argentino não merece enfrentar mais uma crise fabricada pelos interesses da extrema direita. Que ela siga firme, na luta por seus direitos e por sua liberdade”.
Como mostramos nesta quarta-feira, Lula ligou para Cristina para manifestar solidariedade à ex-presidente.
“Telefonei hoje no final da tarde para a companheira Cristina Kirchner e manifestei toda a minha solidariedade. “Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa e o quanto está determinada a seguir lutando”, publicou Lula no X.
A Suprema Corte da Argentina confirmou, por unanimidade, na terça-feira, 10, a condenação de Cristina Kirchner.
Em novembro de 2024, a Câmara de Cassação havia ratificado a condenação da ex-presidente, considerando comprovada a administração fraudulenta durante seu governo ao favorecer o empresário Lázaro Báez com várias obras públicas na província de Santa Cruz.
O tribunal decidiu que Báez retribuía os benefícios recebidos através de acordos ilícitos envolvendo empresas ligadas à ex-presidente.
Aos 72 anos, ela deve cumprir pena em prisão domiciliar e não poderá concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Província de Buenos Aires.
“Perseguição política”
O advogado de Cristina, Gregorio Dalbón, está em campanha internacional para vender a ideia de que a condenação teve motivação política, assim como fez Lula, em 2019, quando foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Em entrevista ao jornal Crónica, Dalbón, afirmou: “Estou em Haia, no Tribunal Penal Internacional, apresentando uma denúncia por perseguição política devido à repressão na Argentina e a esta situação que comprometeu um dos líderes mais importantes da América Latina“, disse Dalbón em conversa telefônica com o Crónica HD.
O advogado afirmou que o “tema de Cristina não é jurídico, porque não há delito“.
Também falou que ela foi condenada “só por ser uma crítica, o mesmo que fizeram com Lula da Silva na Lava Jato“.
Dalbón pretende ainda ir para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Asilo diplomático?
O senador Sergio Moro (União-PR) questionou se Lula concederá asilo diplomático a Kirchner, assim como fez com a ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão em seu país por lavagem de dinheiro.
“Mais uma liderança da esquerda condenada por corrupção na América Latina. Lula vai também conceder asilo à corrupta Kirchner?”, perguntou o ex-juiz da Lava Jato.
Quando o governo Lula concedeu asilo diplomático a Nadine Heredia, Moro escreveu no X:
“Nadine Heredia, a primeira-dama corrupta da Odebrecht, é o novo Cesare Battisti, o assassino asilado pelo PT. Lula tem uma queda por bandidos e prejudica a imagem do Brasil.”
Ela e o marido, o ex-presidente peruano Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.
Em 2006, Nadine participou ativamente da coleta de doações na campanha de seu marido, Ollanta Humala. Contudo, cerca de 1,5 milhões de soles (hoje, 2,3 milhões de reais) declarados não foram realizados pelos doadores registrados, o que indica que a origem foi ocultada.
Leia mais: Condenada por corrupção, Cristina Kirchner se inspira em Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
12.06.2025 16:35Natural que esses corruptos, como o Lula e a Cristina, se apoiem. Nada mai velho que o discurso de perseguição política pela extrema direita. O Lula nunca foi inocentado. Se reabilitou por causa do STF aparelhado politicamente