Acordo entre EUA e China está “concluído”, diz Trump
O princípio de acordo foi alcançado após dois dias de negociações em Londres entre autoridades dos dois países
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira, 11, que o acordo comercial com a China está “concluído”.
“Nosso acordo com a China está concluído, sujeito à aprovação final do presidente Xi e minha. Ímãs completos e quaisquer terras raras necessárias serão fornecidos, de primeira, pela China. Da mesma forma, forneceremos à China o que foi acordado, incluindo estudantes chineses que utilizam nossas faculdades e universidades (o que sempre foi bom para mim!). Estamos recebendo um total de 55% de Tarifas, e a China 10%. O Relacionamento é excelente! Obrigado pela sua atenção a este assunto!”, escreveu Trump na Truth Social.
“Somando-se à leitura sobre a China, o presidente XI e eu trabalharemos em conjunto para abrir a China ao comércio com os EUA. Isso seria uma grande VITÓRIA para ambos os países!!!”, acrescentou.
O princípio de acordo foi alcançado após dois dias de negociações em Londres entre autoridades dos dois países.
“Chegamos a uma estrutura para implementar o consenso de Genebra e o acordo entre os dois presidentes”, disse o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, na terça, 10.
Guerra comercial
O acordo entre EUA e China ocorreu em meio a um cenário marcado por acusações mútuas entre os líderes dos dois países sobre a possibilidade de desrespeito aos termos de uma trégua comercial estabelecida recentemente.
Trump, que desde sua posse em janeiro implementou políticas de proteção comercial nos EUA, intensificou as tensões ao alegar que a China não cumpriu os compromissos acordados durante negociações realizadas no mês passado em Genebra.
Na reunião de maio, os dois países tinham conseguido um entendimento para suspender temporariamente uma escalada nas tarifas, que havia levado os impostos sobre produtos americanos a 125% e os sobre produtos chineses a 145%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)