Irã rejeita proposta americana de acordo nuclear e apresentará contraproposta
O guia supremo do Irã, ayatollah Ali Khamenei, caracterizou a proposta americana como "100% contrária" aos desejos do Irã por independência e autossuficiência
No contexto das negociações nucleares, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, anunciou que, após a finalização de um novo plano, o país apresentará sua própria proposta à parte americana por meio da mediação de Omã.
Durante uma coletiva de imprensa em Teerã, Baqaei descreveu a proposta como “razoável, lógica e equilibrada”, instando os Estados Unidos a aproveitar essa oportunidade.
Apesar das declarações, o conteúdo da proposta permanece desconhecido. Na semana anterior, o Irã recebeu informações sobre uma proposta dos EUA, mas considerou que ela apresentava diversas ambiguidades.
O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad-Bagher Ghalibaf, destacou que a proposta não contempla a suspensão das sanções econômicas impostas ao país.
Ghalibaf criticou a ausência de menção ao levantamento das sanções na proposta dos Estados Unidos, afirmando que isso demonstra um comportamento contraditório e desonesto por parte dos americanos.
Ele argumentou que “nenhuma lógica racional pode aceitar um acordo unidirecional e imposto” e sugeriu que o presidente americano deveria revisar sua abordagem se realmente deseja chegar a um acordo.
As conversações entre Irã e Estados Unidos têm sido realizadas desde abril, mediadas por Omã, na tentativa de estabelecer um acordo que impeça o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã em troca da remoção das sanções econômicas que afetam gravemente sua economia.
As discussões têm enfrentado dificuldades, especialmente no que se refere ao enriquecimento de urânio.
“100% contrária”
Os EUA exigem que o Irã renuncie completamente a essa atividade, enquanto Teerã defende seu direito ao enriquecimento conforme estabelecido pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), do qual é signatário.
Em meio a essas tensões, o guia supremo do Irã, ayatollah Ali Khamenei, caracterizou a proposta americana como “100% contrária” aos desejos do Irã por independência e autossuficiência.
Além disso, na última declaração feita no domingo, autoridades iranianas ameaçaram reduzir sua colaboração com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) caso uma resolução desfavorável fosse aprovada durante uma reunião do Conselho de Governadores da AIEA prevista para começar em Viena.
Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica, afirmou que a AIEA não deve esperar que o Irã mantenha uma cooperação ampla e amigável diante de tal situação.
Informações diplomáticas indicam que os países europeus e os Estados Unidos planejam apresentar uma resolução contra o Irã ao Conselho de Governadores da AIEA, acompanhada da ameaça de levar o caso ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)