Tarcísio aponta “gastos pandêmicos” do governo Lula
"Vemos um governo promover gastos pandêmicos, mas sem viver uma pandemia (...) e voltamos a ver corrupção", afirmou o governador
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou os gastos do governo Lula (PT), durante evento realizado no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, 4.
“Olha a situação do país. Vemos um governo promover gastos pandêmicos, mas sem viver uma pandemia (…) e voltamos a ver corrupção”, disse.
Na cerimônia, Tarcísio anunciou a liberação de mais de R$ 900 milhões em recursos extras para a área de saúde dos 645 municípios paulistas.
Pior patamar
A insatisfação da população com o governo Lula ficou evidenciada em pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira, 4.
De acordo com o levantamento, 57% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, um percentual que cresce desde julho de 2024, quando estava em 43%.
Os que aprovam a gestão do petista são 40%, e eram 52% em dezembro de 2024, a partir de quando a aprovação passou a cair continuamente.
Apenas 3% dos 2.004 ouvidos em 120 municípios de 29 de maio a 1º de junho não souberam responder à pergunta.
Além disso, 43% disseram ter uma avaliação negativa do governo Lula (eram 41% em março), contra 26% que o enxergam de maneira positiva (eram 27% em março) e 28% que consideram regular (eram 29% em março).
Leia mais: Quaest aponta popularidade de Lula no pior patamar do mandato
Economia
De esperança para o petista, apenas os números sobre a percepção em relação à economia. Apesar de ainda serem ruins, eles indicam que a população não está mais tão incomodada quanto já esteve. A economia piorou nos últimos meses para 48% dos ouvidos — eram 56% em março.
Além disso, 79% disseram que o preço dos alimentos no mercado no último mês subiu, e 88% tinham dito isso na última pesquisa. O número de incomodados com o preços dos combustíveis também caiu, de 70% para 54%.
Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o que impediu alguma reversão desse sentimento de melhoria na economia foi “o desequilíbrio informacional”. Segundo ele, “o volume de notícias negativas sobre o governo foi mais que o dobro do de notícias positivas no período”.
“Entre as notícias negativas mais lembradas espontaneamente está o caso do INSS, que reaproximou a corrupção do governo. Esses dois temas – INSS e corrupção – lideram as menções entre os que afirmaram ter visto mais notícias negativas sobre o governo”, analisou Nunes.
Escândalo do INSS
Segundo a pesquisa, 82% ficaram sabendo do escândalo de descontos não autorizados em pensões do INSS. E o governo Lula foi apontado como principal responsável pelo desvio do dinheiro por 31% dos ouvidos, contra apenas 8% que culpam o governo Bolsonaro.
Para 52%, a prioridade do governo Lula deveria ser “devolver o dinheiro desviado apenas com recursos que foram bloqueados das entidades investigadas”, enquanto 41% escolheram a alternativa “devolver o dinheiro desviado dos aposentados, mesmo que tenha de usar recursos públicos”.
Para 50%, “é importante que o legislativo abra CPI do INSS”. Outros 43% disseram que a investigação da Polícia Federal é suficiente e que “a oposição só quer desgastar o governo”.
Leia mais: Lula já perdeu a batalha dos aposentados
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)