Pior do que Collor
Benito Gama faz parte da comissão do impeachment.Ele fez parte também da CPI que resultou no impeachment de Fernando Collor. Mais do que isso: foi seu relator.Luiz Maklouf Carvalho entrevistou-o para o Estadão...
Benito Gama faz parte da comissão do impeachment.
Ele fez parte também da CPI que resultou no impeachment de Fernando Collor. Mais do que isso: foi seu relator.
Luiz Maklouf Carvalho entrevistou-o para o Estadão. Leio um trecho da entrevista:
Como está o placar na comissão do impeachment?
No começo parecia de igual para igual. Hoje há uma posição claramente majoritária a favor do pedido de impeachment. Há um isolamento de PT e PC do B. Isso se confirmando, vai contaminar o plenário.
Por que o sr. é a favor do impeachment?
Vejo um agravamento grande da situação política, econômica, moral e social do Brasil. Os responsáveis devem ser afastados.
Os 342 votos a favor do pedido vão se materializar ou o governo tem como obstar o processo?
Faltam só duas semanas para a votação final. É um tempo muito curto para um convencimento, diante da situação crítica que estamos atravessando. Se em 12 meses o governo não conseguiu convencer alguém, só agravar, não seria agora que iria conseguir votos suficientes.
O que importa, tecnicamente falando, é se houve ou não crime de responsabilidade. Há crime de responsabilidade no pedido apresentado, ou o voto será político?
O impeachment é um voto político. No caso específico, há uma lei, clara, que diz que o governo que não cumpre o orçamento e pratica ações contra o orçamento está sujeito a crimes de responsabilidade. É isso que está no pedido: o não cumprimento da lei orçamentária. A presidente governou o orçamento sem o Congresso autorizar. E está claro, na lei de impeachment, que isso é crime de responsabilidade.
Que comparações o sr. faz com o período Collor?
A diferença é que a opinião pública está muito mais forte contra a presidente Dilma do que esteve contra Collor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)