Eduardo seria preso se estivesse no Brasil, diz Bolsonaro
Nesta semana, Moraes abriu um inquérito sobre a atuação do deputado nos EUA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira, 30, durante evento do PL em Fortaleza (CE), que seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, “estaria preso” se permanecesse no Brasil.
“Dói, como pai, ser afastado de um filho, mas eu estou feliz por [ele] estar fora do Brasil. Para mim é um garoto, mas um homem de 42 anos de idade, que abandona tudo aqui para lutar por nós lá de fora. Ele não poderia estar aqui. Se estivesse aqui não seria um passaporte, com toda a certeza seria uma prisão. Porque aqueles que destacam, que mostram a verdade, que lutam por vocês serão os mais perseguidos. Tenham certeza que venceremos”, disse Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro deixou o Brasil em março, alegando perseguição e risco de ter seu passaporte apreendido.
O ex-presidente também afirmou contar com o apoio dos EUA para reverter sua situação no Brasil.
“Nós venceremos com a ajuda de Deus e também a ajuda de outro país lá do norte. Enganam-se aqueles achando que só nós temos condições de reverter esse sistema. Precisamos de ajuda de terceiros e tem vindo na hora certa”, disse Bolsonaro.
Em referência ao presidente americano Donald Trump, Bolsonaro afirmou ter construído uma relação de “amizade”, mas afirmou que “sabe o meu lugar”.
Moraes abre inquérito sobre atuação de Eduardo
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, abriu na última segunda-feira um inquérito para investigar suposta atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA contra autoridades brasileiras.
Em sua decisão, Moraes determinou que a PF realize o “monitoramento e preservação de conteúdo postado nas redes sociais do sr. Eduardo Bolsonaro, que guarde pertinência com o exposto nesta petição”.
O ministro determinou ainda que a PF realize oitiva para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “preste esclarecimentos a respeito dos fatos, dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”.
Em 14 de abril, Bolsonaro disse estar “bancando com as despesas” de Eduardo no exterior.
Como mostramos, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que há “grande possibilidade” de a Lei Magnitsky ser aplicada a Moraes.
A lei foi criada em 2012 para permitir ao presidente dos Estados Unidos impor sanções contra autoridades estrangeiras envolvidas em violações de direitos humanos e atos de corrupção em outros países.
Leia mais: Carta do governo Trump reforça que ordens de Moraes não têm efeito nos EUA
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Fabio B
31.05.2025 15:58Se houvesse justiça, e levarmos à conta que o Bananinha começou a carreira como funcionário fantasma, participou de inúmeros esquemas de desvio de dinheiro público, principalmente da quadrilha de rachadores da família Bolsonaro, incentivou o golpe de estado do Pai e hoje faz campanha negativa ao país, então, sim, ele deveria ser preso assim que pisasse no nosso território.
BRozoBR
31.05.2025 11:19Está chegando o momento do mito tomar mais uma vez seu ato de bravura, fugir pra Flórida. #BACO
CLAUDIO NAVES
31.05.2025 11:18Ele está certíssimo !