DOGE cancela milhões de registros de beneficiários da previdência americana com falecidos
Departamento afirma ter corrigido inconsistências em dados da Previdência e reporta bilhões em economia
O Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (DOGE), criado no governo Trump, anunciou a conclusão de um processo de revisão nos cadastros da Previdência Social americana que resultou na classificação de 12,3 milhões de pessoas com números ativos de Seguro Social como mortas.
A ação, conduzida pela Administração da Previdência Social (SSA), durou 11 semanas e teve como objetivo corrigir registros antigos com idades implausíveis, como 120 anos ou mais, que permaneciam ativos por falha administrativa.
Segundo o DOGE, os registros atualizados estavam distribuídos da seguinte forma: 3,3 milhões entre 120 e 129 anos, 3,9 milhões entre 130 e 139, 3,5 milhões entre 140 e 149, 1,3 milhão entre 150 e 159, e 124 mil acima dos 160 anos. Casos extremos registravam idades de até 369 anos.
O DOGE afirma que a atualização contribui para prevenir pagamentos indevidos e estima uma economia acumulada de US$ 175 bilhões com o encerramento de contratos e concessões — cerca de R$ 940 bilhões, ou R$ 5.600 por contribuinte, em valores convertidos.
A SSA esclareceu que a maior parte dos registros antigos com idades implausíveis não estava associada a pagamentos ativos de benefícios, mas a falhas históricas no banco de dados, criado em 1936, que não incluía a data de falecimento de milhões de ex-beneficiários.
A operação foi alvo de ações judiciais que restringiram o acesso do DOGE a certas bases de dado/s, por decisão de cortes federais, citando supostos riscos à privacidade.
Musk deixou o governo
O anúncio foi feito por meio de uma postagem na rede social X, na qual Musk agradeceu ao presidente Trump pela oportunidade de liderar esforços para reduzir gastos federais desnecessários.
O mandato de Musk era temporário, com duração prevista de 130 dias, iniciando em janeiro e se encerrando no final de maio. Sua saída já era esperada, mas foi precipitada por sua decepção com um projeto de lei orçamentária do governo Trump, que ele classificou como “projeto de gastos massivos”, contrariando seus esforços de austeridade fiscal.
Musk afirmou que, apesar dos cortes e reformas implementados, não conseguiu atingir todas as metas estabelecidas para o DOGE.
Após deixar o cargo, Musk declarou que pretende voltar a se dedicar integralmente à direção de suas empresas, como Tesla e SpaceX, embora tenha sinalizado que continuará colaborando com o governo em questões de modernização dos sistemas de informática federais, mas sem envolvimento direto em demissões ou cortes adicionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)