Magnata de criptomoedas é condenado à prisão nos EUA
Fundador da Celsius, plataforma de empréstimos de criptomoedas, se declarou culpado
Alex Mashinsky, fundador da extinta plataforma de empréstimos de criptomoedas Celsius, foi condenado a 12 anos de prisão federal. A sentença foi proferida por um juiz federal dos Estados Unidos no Distrito Sul de Nova York, em Manhattan, nesta quinta, 8. As informações são de Joel Khalili, da revista Wired.
Mashinsky recebeu a sentença após se declarar culpado de duas das sete acusações de fraude originalmente apresentadas pelo Departamento de Justiça dos EUA em julho de 2023. As acusações às quais ele admitiu envolviam fraude de commodities e fraude de valores mobiliários.
Como parte do acordo de confissão de culpa, Mashinsky admitiu ter mentido para os clientes da Celsius sobre aspectos cruciais do negócio, incluindo a forma como os fundos seriam investidos. Ele também reconheceu ter manipulado o preço de uma moeda digital própria da Celsius para seu benefício financeiro pessoal e concordou em perder US$ 48 milhões para o Departamento de Justiça.
Ascensão e queda da Celsius
Fundada em 2017, a Celsius se promovia como uma alternativa moderna aos bancos tradicionais, que Mashinsky frequentemente criticava como inseguros e gananciosos. A plataforma atraiu clientes prometendo rendimentos de até 18% sobre depósitos de criptomoedas, em um período em que os bancos ofereciam juros baixos.
A empresa financiava esses pagamentos de juros investindo ou emprestando as criptomoedas sob sua custódia. Segundo o Departamento de Justiça, a Celsius chegou a deter mais de US$ 25 bilhões em ativos de clientes em 2021. Mashinsky cultivou um público dedicado, dirigindo-se a milhares de “celsians” em transmissões ao vivo.
No entanto, a situação da empresa deteriorou-se significativamente em maio de 2022. O colapso da stablecoin Terra e seu token irmão Luna abriu um rombo de quase um bilhão de dólares no balanço da Celsius. Simultaneamente, a queda nos preços das criptomoedas levou clientes em pânico a tentar sacar bilhões de dólares. Devido a investimentos e empréstimos que deram errado após a crise de mercado, a Celsius não teve mais fundos suficientes e foi forçada a suspender os saques.
Em julho de 2022, a Celsius entrou com pedido de falência, bloqueando mais de US$ 4,7 bilhões dos fundos de seus clientes. Embora os clientes tenham recuperado aproximadamente 60% dos fundos perdidos por meio do processo de falência, essa recuperação foi apenas parcial em dinheiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)