Crusoé: Resgate sob as barbas de Lula
É sintomático da falência moral do governo Lula que um avião da FAB tenha buscado uma corrupta do Peru, e nada se fez pelos venezuelanos
Cinco venezuelanos da oposição democrática que viviam sob uma “atmosfera de terror” na Embaixada da Argentina, em Caracas, foram resgatados na terça, 6, sem que o governo brasileiro, que custodiava o lugar, lhes desse alguma ajuda.
A operação foi definida como um “resgate” pelo secretário de Estado americano Marco Rubio, que anunciou que os cinco já estavam em segurança em solo americano.
O governo brasileiro manteve-se em silêncio e o Itamaraty afirmou para jornalistas que o Brasil “não participou ativamente na operação“.
É sintomático da falência moral deste governo Lula que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) tenha sido enviado em poucas horas para trazer a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro, enquanto nada se fez para resolver a situação de cinco pessoas perseguidas injustamente pela ditadura ilegítima de Nicolás Maduro.
Leia também: Opositor acusa Maduro de barrar entrada de água em embaixada
Atmosfera de terror
Os venezuelanos que integravam a campanha de María Corina Machado refugiaram-se na Embaixada Argentina em março de 2024.
Como Maduro se desentendeu com o presidente da Argentina, Javier Milei, a embaixada passou a ficar sob a custódia do Brasil.
Em fevereiro deste ano, um dos refugiados, Omar González Moreno, publicou uma carta falando das condições sub-humanas em que viviam: “sem eletricidade, sem água, sem outros serviços básicos para qualquer ser humano”.
“A vigilância é sufocante. Estamos cercados por policiais fortemente armados, atiradores nos telhados, drones voando constantemente sobre as sedes diplomáticas e sistemas sofisticados de interferência telefônica e de internet; criando uma atmosfera de terror e controle absoluto. Eles até usam matilhas de cães das raças rottweiler e pastor alemão para nos intimidar ainda mais“, afirmou González Moreno.
Salvo-conduto
O governo brasileiro poderia ter negociado um salvo-conduto com Maduro para tirá-los de lá.
Mas pouco se falou no assunto.
O assessor especial da Presidência Celso Amorim tampouco…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
mario de faria gomes
07.05.2025 16:32A atitude do Brasil é uma vergonha. Tudo isso para passar pano no ditador Maduro, "amigo" da turma. Impressionante é que esse governo acostumou ser humilhado.
Marian
07.05.2025 13:44Porque buscamos em avião da nação, uma pessoa condenada por corrupção?
MARCEL SILVIO HIRSCH
07.05.2025 11:43O anão diplomático fazendo questão de provar que é menor ainda!
MARCEL SILVIO HIRSCH
07.05.2025 11:38O problema dos cidadãos venezuelanos foi que não são corruptos conhecidos. Tivessem sido, teriam sido resgatados com direito a jatinho da FAB e tapete vermelho.
Marcos Rezende
07.05.2025 10:45Só se interessa por corruptos e Ditadores sanguinários. Déspotas. É muito constrangedor pra nós Brasileiros. A Blogueirinha do Putim tá preparando o terreno pro LulaLadrão ir laber as suas botas.