Lula confirma indicado de Alcolumbre para Ministério das Comunicações
Frederico de Siqueira Filho ocupará ministério deixado por Juscelino Filho; Pedro Lucas recusou convite anterior
O presidente Lula (PT) confirmou nesta quinta-feira, 24, a nomeação do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, para o Ministério das Comunicações.
A indicação de Siqueira Filho foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), após o deputado federal e correligionário Pedro Lucas recusar o cargo.
“Nomeei e dei posse agora pela manhã ao engenheiro Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações. Frederico dirigia a Telebrás e sua indicação pelo União Brasil me foi apresentada ontem pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas, em encontro que contou com a participação da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann”, escreveu no X.
Constrangimento
Na terça, 22, Pedro Lucas rejeitou o convite de Lula para assumir o Ministério das Comunicações.
Em conversa com o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, o parlamentar decidiu continuar na liderança da sigla na Câmara dos Deputados.
A decisão causou um constrangimento para o governo Lula, já que Pedro Lucas tinha sido anunciado como novo titular das Comunicações pela ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais.
Denunciado
As indicações só foram necessárias em razão do antigo ocupante do ministério, deputado Juscelino Filho, ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.
Juscelino é acusado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude a licitação.
O ex-ministro pediu o desligamento do cargo por entender que, neste momento, “o mais importante é proteger o projeto de país” que o governo Lula ajudou a construir e no qual ele [Juscelino] segue acreditando.
Em nota, o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, disse que a sigla respeita o gesto de Juscelino de deixar o comando do ministério para se dedicar integralmente à sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF). “A iniciativa demonstra responsabilidade e compromisso com a transparência”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Gastão Eduardo Carvalho
25.04.2025 06:22O padrão continua o mesmo neste desgoverno do ladrão. Cai um insustentável corruPTo, nomeando um outro da mesma laia da quadrilha.