Um plano de Rubio para enxugar o Departamento de Estado
Secretário de Estado americano reduzirá número de agências e encerrará missões no exterior
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou nesta terça, 22, um plano para enxugar a burocracia do Departamento de Estado.
“Hoje é o dia. Sob a liderança de Trump sob minha direção, estamos revertendo décadas de inchaço e burocracia no Departamento de Estado. Essas mudanças radicais capacitarão nossos talentosos diplomatas a colocar a América e os americanos em primeiro lugar”, escreveu no X.
O plano prevê o corte de 734 para 602 agências, uma redução de 18%. Rubio também pretende fechar missões diplomáticas no exterior.
A medida mais polêmica é a extinção do cargo de Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos, considerado fundamental na defesa e promoção dos valores americanos em todo o mundo.
Seguindo Musk?
O bilionário Elon Musk foi nomeado pelo presidente americano Donald Trump justamente para cortar gastos do governo.
Para ele, foi criado o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Até fevereiro, o DOGE anunciou uma economia estimada de US$ 65 bilhões.
Os cortes vêm de cancelamento e renegociação de contratos, venda de ativos, demissões e mudanças regulatórias.
Leia mais: “Crusoé: Musk tem poder demais?”
‘Time’
Musk foi citado na lista das cem pessoas mais influentes do mundo em 2025 da revista Time.
Segundo o correspondente sênior, Simon Shuster, Musk adotou o chamado “modo demônio” – termo definido por seu biógrafo, Walter Isaacson -, para enfrentar seus desafios recentes, entre os quais a aquisição do X (antigo Twitter), a reinvenção os carros elétricos na Tesla e a incursão no cosmos com a SpaceX.
“A ascensão meteórica de Elon Musk foi pontuada por surtos de energia frenética, que geralmente o dominam quando ele assume um novo desafios”, escreveu a Time.
A revista também destacou a participação de Musk na vitória do presidente americano, Donald Trump, sobre a então candidata democrata Kamala Harris.
Segundo Shuster, o bilionário ativou o “modo demoníaco” ao aplicar a sua energia para desmantelar a burocracia federal através do DOGE.
“Em nome da eficiência, ele demitiu milhares de funcionários de algumas agências governamentais enquanto tentava fechar outras completamente. Apesar da crescente reação pública, Trump aplaudiu o esforço.
Desta vez, o modo demoníaco de Musk destruiu muito mais do que criou. E esse parece ser o objetivo“, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)