Maioria dos brasileiros vê aumento da criminalidade, aponta Datafolha
Segundo a pesquisa, 1 em cada 10 brasileiros teve o celular roubado nos últimos 12 meses
Mais da metade da população brasileira (58%) afirma que a criminalidade aumentou em sua cidade no último ano, segundo pesquisa Datafolha realizada divulgada neste sábado, 12.
A percepção de piora é majoritária em todos os perfis: homens e mulheres, jovens e idosos, pobres e ricos. Entre as mulheres, o índice chega a 62% — dez pontos a mais que entre os homens (52%).
A sensação de insegurança é mais forte no Sudeste e em regiões metropolitanas (66%), mas também atinge metade dos moradores do interior (51%).
Apenas 15% dos entrevistados percebem melhora na segurança, enquanto 25% veem estabilidade. Entre apoiadores de Lula, 47% apontam piora; entre os de Bolsonaro, o índice sobe para 68%.
O levantamento, feito entre 1º e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Roubo de celulares
Segundo o Datafolha, 1 em cada 10 brasileiros teve o celular roubado nos últimos 12 meses. O crime é mais frequente em regiões metropolitanas e capitais, e menos comum no Sul (6%).
Apesar da queda de 10% nos registros de roubo e furto de celulares em 2023, o número segue alto: um aparelho foi levado a cada dois minutos no país.
Já os golpes cresceram 360% entre 2018 e 2023, somando quase 2 milhões de casos no último ano.
O medo de assaltos também afeta o comportamento da população. Em junho do ano passado, 3 em cada 10 brasileiros afirmaram que evitam sair com o celular por receio de violência.
Sensação de insegurança
A exposição a vídeos de crimes violentos impacta a percepção de insegurança, segundo a pesquisa.
Para 73% dos entrevistados, esse tipo de conteúdo os faz sentir que podem ser vítimas. Ainda assim, 62% dizem assistir aos vídeos para se manter informados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fabio B
12.04.2025 15:50No Brasil, o crime compensa, e muito. O vagabundo tem um combo de incentivos: a chance de ser pego é mínima; se for, dificilmente é julgado; se julgado, a pena é leve; e se preso, logo está na rua com “progressão de pena”, “saidinha”, e outras regalias que mais parecem prêmio por má conduta. É um sistema feito sob medida para o bandido continuar no “trabalho”. Enquanto isso, o cidadão de bem vive com medo, paga imposto pra sustentar essa farra e ainda é chamado de “privilegiado”. No fim das contas, no Brasil, só otário trabalha. Enquanto o vagabundo não tiver medo, quem sentirá medo é o honesto.
Marian
12.04.2025 11:21É preciso alguma pesquisa para essa constatação? Perguntar às pessoas o óbvio?