Gleisi sai em defesa de Janja: “Sempre atuou dentro da lei”
AGU estabeleceu parecer com diretrizes sobre as novas regras de publicidade e transparências nos gastos de viagem da primeira-dama
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, saiu em defesa da primeira-dama, Janja, após a Advocacia-Geral da União (AGU) divulgar diretrizes que limitam a atuação de cônjuges presidenciais em representações oficiais.
Em publicação no X, Gleisi afirmou que Janja “sempre atuou dentro da lei” e criticou o que chamou de “perseguição da extrema-direita”.
“A primeira-dama Janja sempre atuou dentro desses parâmetros, dentro da lei, e tem feito trabalhos importantes dentro e fora do país”, escreveu a petista. “É por isso mesmo que ela incomoda tanto os machistas”, concluiu.
A presidente do PT também repudiou ações de deputados no Tribunal de Contas da União (TCU) e projetos de lei que tentam restringir as viagens de Janja.
As novas regras
O parecer da AGU, assinado pelo ministro Jorge Messias, foi solicitado pelo Palácio do Planalto após críticas à falta de transparência nos gastos da primeira-dama com viagens e agendas oficiais.
O documento estabelece que cônjuges do presidente não podem assumir compromissos formais em nome do Estado brasileiro, embora possam exercer papel simbólico em atividades sociais, culturais, cerimoniais, políticas e diplomáticas.
Com as novas regras, o governo passa a ser obrigado a divulgar os gastos da primeira-dama no Portal da Transparência e responder a pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). A agenda oficial de compromissos também deverá ser tornada pública.
A ideia do documento é estabelecer parâmetros claros sobre a atuação da primeira-dama. Entretanto, Lula não parece querer a imposição de limites a Janja.
Em entrevista durante visita ao Vietnã, no fim de semana passado, o presidente que Janja seguirá com sua atuação.
“Ela vai continuar fazendo o que ela gosta. Porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa. Ela vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”, disse.
Viagens
Em março, o governo Lula gastou R$ 18 mil em diárias para quatro assessores acompanharem a primeira-dama, Janja da Silva, em viagem à França entre os dias 26 e 30 do mês.
A primeira-dama foi escolhida pelo petista para representar o Brasil na Cúpula Nutrição para o Crescimento N4G, em Paris.
Antes, ela chegou ao Japão cinco dias antes de Lula e da delegação oficial.
Segundo a primeira-dama, a antecipação da viagem ocorreu para “economizar passagem aérea”.
Não houve divulgação nas redes sociais.
No mês anterior, Janja gastou R$ 34,1 mil em passagens áreas de classe executiva para ir e voltar de Roma.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)