Deputada vai ao MP contra Zema por vídeo gospel pelos presos do 8/1
Parlamentar acusou o governador de fazer propaganda eleitoral para "se consolidar como sucessor do bolsonarismo"
A deputada estadual Lohanna França (PV) acionou o Ministério Público Eleitoral nesta quinta-feira, 3, contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pela publicação de um vídeo com uso de inteligência artificial com um hino gospel em defesa da anistia dos presos do 8 de janeiro, segundo O Globo.
Segundo a parlamentar, Zema fez propaganda eleitoral “antes mesmo do ano eleitoral” com o objetivo de “consolidar sua candidatura” como “sucessor natural” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030.
“Vale dizer que a pré-campanha eleitoral inicia-se antes mesmo do ano eleitoral, sendo amplamente noticiado pela mídia que o Governador de Minas já se movimenta nos bastidores para consolidar sua candidatura, ainda que não tenha feito declaração formal”, diz trecho do documento enviado por Lohanna.
E acrescentou:
“O vídeo extrapola qualquer manifestação política legítima e entra no campo da propaganda antecipada, tentando consolidar a imagem do governador como sucessor natural do bolsonarismo e, consequentemente, um candidato já em campanha“, afirmou.
Vídeo por IA
Nas redes sociais, Zema publicou uma canção com tom gospel em favor dos presos do 8 de janeiro de 2023.
A letra cita versos como: “Está na hora da gente escolher que Brasil vai prevalecer. Se é o Brasil onde o justo é punido e o povo é protegido, se é o país onde bandido é solto e o rival vai preso com medo do voto”.
No fim da gravação, uma imagem gerada por IA mostra o governador na Praça dos Três Poderes, em Brasília, com uma frase assinada: “Eu escolho o poder do perdão. Eu escolho a liberdade. Eu escolho a anistia”.
2026
Zema é um dos nomes apontados para ser candidato da direita à Presidência da República.
Na última semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu o apoio do governador, após se tornar réu por suposta trama golpista.
Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro afirmou ter “grande carinho” por Zema.
“Governador, muito obrigado pelas palavras, consideração e deixo aqui também minha consideração e grande carinho por Vossa Excelência!”, escreveu o ex-presidente.
No dia anterior, Zema saiu em defesa de Bolsonaro (PL) e o classificou como a “maior liderança da oposição”: “Espero que a Justiça seja feita e que ele recupere seus direitos políticos”, escreveu no X.
O governador também criticou no início da semana o julgamento da cabeleireira Debora Rodrigues dos Santos, conhecida por estar sendo alvo de ação penal no STF por ter pinchado a frase “Perdeu Mané” na estátua da Justiça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)