“Tenho ainda uns R$ 7 milhões na conta”, diz Bolsonaro sobre doações via Pix
Ex-presidente afirma que recursos arrecadados foram utilizados em grande parte para cobrir custos com "bons advogados"
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira, 21, que ainda possui cerca de R$ 7 milhões dos R$ 17 milhões que recebeu via Pix de apoiadores, recursos que, segundo ele, foram utilizados em grande parte para cobrir os custos com “bons advogados”.
A declaração foi feita durante o encerramento do 1º Seminário de Comunicação Digital do PL, em Brasília.
“Obrigado a quem me deu o Pix. Foram R$ 17 milhões, grande parte disso já foi embora, você tem que gastar bem, com bons advogados. Tenho ainda uns R$ 7 milhões na conta. Fica tranquilo”, disse Bolsonaro.
“Jamais esperava ter 1 [milhão de reais], tenho 7 [milhões]. Esse dinheiro vai dar pra pagar os advogados todos, sem problema.”
Em 2023, apoiadores de Bolsonaro lançaram uma campanha de arrecadação por meio de Pix, divulgada por aliados, com o objetivo de suprir os custos processuais do ex-presidente.
De acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), entre janeiro e julho de 2023, Bolsonaro recebeu 770 mil depósitos via Pix, totalizando R$ 17 milhões.
O valor arrecadado foi investido em renda fixa, o que foi classificado pelo Coaf como uma operação “atípica”, sugerindo que os recursos seriam destinados ao pagamento de multas eleitorais. O órgão também investigou a movimentação financeira, que chamou atenção pela quantidade e forma de arrecadação.
Em novembro de 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou que a Polícia Federal investigasse a campanha de arrecadação, que chegou a R$ 17,2 milhões, destinados ao pagamento de multas de processos judiciais relacionados a Bolsonaro.
PGR denuncia Bolsonaro
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou na última terça-feira, 18, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
O material foi remetido ao ministro do STF Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados à suposta trama golpista após as eleições de 2022.
Gonet resolveu fatiar a denúncia e, além de Bolsonaro, foram denunciadas 33 pessoas, entre as quais, os generais Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de 2022, Augusto Heleno e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
“Requer a fixação do valor mínimo para reparação dos danos causados pelos crimes acima denunciados”, escreveu Gonet.
O próximo passo no Supremo será decidir se a denúncia será aceita ou rejeitada. Caso o STF decida receber a acusação, os envolvidos serão considerados réus e convocados para apresentar suas defesas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Andre Luis Dos Santos
23.02.2025 00:30E impressionante a quantidade de OTARIOS no Brasil. Dar dinheiro pra um VAGABUNDO e DESQUALIFICADO como esse.
Fabio B
22.02.2025 18:39Esse sujeitinho é muito vil e cara de pau. Os custos judiciais dele já são todos bancados pelo PL, essa foi uma das condições para ele se vender ao Valdemar. Não deu nem um pouquinho do golpe dos 17 milhões para ajudar os trouxas que foram presos, e já está preparando o próximo golpe para arrecadar mais desses otários. Mas ele não está errado, não, pois otário existe para ser usado, enganado e descartado, assim como esses presos do 08/01.
Marcia Elizabeth Brunetti
22.02.2025 18:16O triste é que o gado fica sabendo desses "detalhes" e ainda saúda o verme como melhor presidente que o País já teve. Um palerma narcisista e egoísta e tem fã clube. Estamos perdidos.
Um_velho_na_janela
22.02.2025 10:4617 milhões? Com tantas obras de caridade precisando de recursos. Eita povinho! 10 milhões para advogados antes de começar o processo? A gente tem que acreditar? Cadê o COAF?