Rodovias estaduais de São Paulo terão o dobro de radares
Governo de São Paulo planeja dobrar quantidade de radares em estradas estaduais até junho de 2025.
O Governo de São Paulo tem planos ambiciosos para melhorar a segurança nas rodovias estaduais com a instalação de novos radares. A meta é dobrar o número de equipamentos em operação até junho do próximo ano. O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) comunicou que serão acrescentados 649 novos radares nas rodovias não concedidas, totalizando 1.234 dispositivos em todo o estado.
Os novos equipamentos estarão em locais estrategicamente selecionados, baseados em dados de acidentes e transitabilidade. Assim que finalizado o processo de licitação e assinados os contratos com as empresas responsáveis, os radares serão instalados. É esperado que estejam operacionais no primeiro semestre de 2025, contribuindo para um trânsito mais seguro.
Qual é o impacto da modernização dos radares?
Além do aumento na quantidade, a modernização dos radares traz avanços significativos em tecnologia. Os novos dispositivos são capazes de monitorar a velocidade, contar veículos, realizar a leitura automática de placas e transmitir dados em tempo real para a central do DER-SP. Essa atualização visa aumentar a eficiência na fiscalização e, consequentemente, a segurança nas estradas.
Os radares serão do tipo “Fixo-Redutor” e “Fixo-Controlador”. O modelo Fixo-Redutor, projetado para áreas de baixa velocidade, exibirá em um display a velocidade dos veículos. Já o Fixo-Controlador opera sem displays, adequado para trechos de velocidades médias e altas, garantindo que motoristas mantenham velocidades seguras em diferentes tipos de estrada.
Por que reinstalar e atualizar os radares?
A retomada e ampliação da instalação de radares ocorrem após um período em que os dispositivos haviam sido retirados. Os antigos contratos com as empresas responsáveis expiraram em janeiro de 2021, o que levou à realizada da fiscalização por radares portáteis operados pela Polícia Militar Rodoviária. Com a revisão dos contratos e novos estudos de viabilidade conduzidos no início de 2023 pela gestão do DER-SP, foi aprovado o projeto de instalação dos novos equipamentos.
Quais são os benefícios esperados com essa expansão?
Com o aumento no número e a modernização dos radares, espera-se uma redução significativa nos acidentes de trânsito, uma vez que a fiscalização mais rigorosa tende a inibir comportamentos imprudentes ao volante. Além disso, a leitura automática de placas permitirá uma melhor gestão do fluxo de veículos e a identificação de infrações, colaborando para um trânsito mais organizado e seguro.
- Monitoramento contínuo: Equipamentos tecnologicamente avançados garantem uma supervisão ininterrupta.
- Controle de velocidade: Radares adequados a diferentes limites de velocidade para prevenir excessos.
- Segurança aumentada: Prevenção de acidentes em locais estratégicos com histórico de incidentes.
A estratégia de São Paulo em atualizar e aumentar sua rede de radares reflete uma abordagem proativa em relação ao gerenciamento do tráfego e segurança viária. Assim, é possível antecipar um efeito positivo na segurança pública e na eficiência do trânsito estadual, beneficiando a população que utiliza essas rodovias diariamente. Dessa forma, o governo do estado demonstra seu compromisso com a proteção dos cidadãos e a melhora contínua da infraestrutura viária.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)