Com Lula, economistas veem inflação e recessão técnica

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Com Lula, economistas veem inflação, recessão técnica e fuga de investimentos

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 23.01.2025 13:12 comentários
Economia

Com Lula, economistas veem inflação, recessão técnica e fuga de investimentos

“Ninguém fala do Brasil hoje. A gente não está no radar de ninguém”, diz David Vélez, cofundador e presidente do Nubank

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 23.01.2025 13:12 comentários 1
Com Lula, economistas veem inflação, recessão técnica e fuga de investimentos
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Se os primeiros dois anos do terceiro mandato de Lula (foto) não foram lá muito animadores, a ponto de deixar boa parte do Brasil desconfiada com qualquer movimento, os dois últimos devem ser ainda piores, a julgar pelo que dizem os economistas.

“Os investidores não acreditam que o governo vai fazer qualquer coisa importante para reduzir despesas ou pelo menos fazer com que elas parem de crescer. Isso gera pressão inflacionária. E uma parte grande do problema tem a ver com a política de aumento real [acima da inflação] do salário mínimo, que indexa gastos obrigatórios, transferências sociais”, disse José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos, em entrevista ao Estadão.

Leia também: Governo Lula acordou tarde para a inflação

Inflação

Segundo Camargo, parte do ajuste fiscal que o governo não está disposto a fazer vai ocorrer via aumento da inflação, porque isso diminui a dívida pública em termos reais. “É um calote disfarçado, num certo sentido. Você está diminuindo o valor da dívida [com a inflação mais alta]. Os possuidores da dívida, aqueles que comparam títulos com taxa de juros fixa lá atrás, vão perder”, explicou.

Questionado, o economista fez sua previsão sobre o que deve ocorrer a partir de agora:

“Provavelmente o Banco Central, o Executivo e o Ministério da Fazenda vão entrar em um acordo e vão fazer com que o Banco Central aceite uma taxa de inflação um pouco maior do que a meta. Na nossa avaliação, a gente vai ter uma taxa de inflação de 5,7% em 2025 e de 7,2% em 2026. Ainda assim, o Banco Central vai reduzir a taxa de juros a partir de 2026. Vai fechar 2026 com uma taxa de juros de 13,25% ao ano.”

Recessão técnica

É nesse contexto que Bradesco, Ativa Investimentos, Monte Bravo, Nova Futura, Tendências e BV já trabalham com a perspectiva de recessão técnica, dois trimestres consecutivos de contração do PIB.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas do varejo e o volume de serviços prestados caíram mais do que o esperado em novembro, quando os empregos com carteira assinada gerados também foram menores do que o esperado. Isso indica que a economia brasileira está esfriando.

Fuga de investimentos

Isso tudo reflete no exterior. “Ninguém fala do Brasil hoje. A gente não está no radar de ninguém”, constatou David Vélez, cofundador e presidente do Nubank. Segundo ele, o Brasil está fora do radar dos investidores que participam do Fórum Econômico Mundial, como registra o Valor.

“Muito investidor saiu [do Brasil] e já perdeu a confiança. E uma vez que essa confiança é perdida, é difícil recobrar a confiança”, comentou Vélez, ao lamentar a situação fiscal do governo.

Lula prometeu para 2025 a colheita que não conseguiu entregar em 2024, mas ninguém parece enxergar valor naquilo que o petista alega ter plantado.

Leia mais: Expirou a data de validade do governo Lula

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
4

O país do dane-se

O país do dane-se
5

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
6

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
8

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
9

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara
10

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol

Criador da campanha pelo fim da escala 6×1 faz críticas à cúpula do Psol
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
6

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
7

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
8

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
9

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
10

Crusoé: Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Crusoé: Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'
1

Miguel Falabella diz que Sai de Baixo não existiria nos dias de hoje

Miguel Falabella diz que Sai de Baixo não existiria nos dias de hoje
2

Deborah Secco diz que foi traída por todos os seus ex-namorados

Deborah Secco diz que foi traída por todos os seus ex-namorados
3

Jim Carrey voltará a interpretar Grinch em novo filme

Jim Carrey voltará a interpretar Grinch em novo filme
4

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/06/2026

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/06/2026
5

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata

Ex-estrela da BBC descobre câncer agressivo na próstata
6

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’

Justiça obriga Record a pagar R$ 50 mil por ‘nova Escola Base’
7

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos
8

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
9

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
10

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Tags relacionadas

inflação Luiz Inácio Lula da Silva
< Notícia Anterior

BBB 25 tem a pior audiência da história

23.01.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

23/01 Pix precisará ser declarado no Imposto de Renda 2025? Veja como fazer sua declaração

23.01.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (1)

Luis Eduardo Rezende Caracik

23.01.2025 14:15

Me permitam uma sugestão, Srs. Jornalistas de "O Antagonista": Ao invés de ficar noticiando opiniões de banqueiros, por que não se dedicam a informar as causas raiz de nossos problemas econômicos? Por exemplo: o Brasil gasta neste momento cerca de R$850 bilhões em juros por ano. Ao mesmo tempo, deixa de arrecadar R$ 540 bilhões por ano em renuncias fiscais, a maior parte destas renuncias nada tem a ver com responsabilidade do executivo, e sim do congresso. O Congresso gasta mais de R$ 50 bilhões por ano em emendas, o que é um verdadeiro absurdo. Mais R$ 50 bilhões de déficit na previdência militar e sei lá mais quanto em super salários no judiciário. Onde cortar despesas de forma significativa? Na saúde? Na educação? Eu não sei, mas se "O Antagonista" tem a preocupação de informar e não de formar, cabe a vocês serem mais jornalistas do que meros lacradores.


Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.