Até onde vai o contrato de cada pista da Fórmula 1
Quão garantido está o futuro de longo prazo de cada um dos 24 Grandes Prêmios da Fórmula 1 no calendário de 2025?
Quão garantido está o futuro de longo prazo de cada um dos 24 Grandes Prêmios da Fórmula 1 no calendário de 2025? Aqui está um pequeno relatório das durações dos contratos de cada corrida, do mais curto ao mais longo, incluindo um novo circuito que já foi anuniado, mas só estreia no ano que vem.
México – 2025
A etapa mexicana encerrará seu contrato em 2025. Após a saída de Sergio Pérez da Red Bull no final de 2024, o evento perde um representante local no grid e com isso parte da força comercial.
Las Vegas – 2025
Estreou em 2023 com um contrato de três anos, mas há opção para uma extensão de mais 10, a ser definida em 2025. A Fórmula 1 investiu pesado nessa pista, construindo com dinheiro próprio toda a enorme estrutura de boxes, por exemplo, o que deve aumentar suas chances de renovação.
Emilia-Romagna – 2025
Imola é um dos três circuitos sem contrato além de 2025. Retornou ao calendário em 2020 como substituto durante a pandemia e ganhou um acordo de quatro anos a partir de 2022. Com o aumento da concorrência, o futuro da etapa é incerto. Quem sabe entra num rodízio?
Espanha – 2026
Com o GP de Madrid estreando em 2026, o futuro do circuito de Barcelona após 2026 é incerto. Pode participar de um esquema de rotação, mas nenhum acordo foi fechado ainda.
Holanda – 2026
O GP da Holanda estendeu seu contrato até 2026, mas será a última corrida em Zandvoort. O circuito recusou a rotação de eventos europeus, optando por encerrar sua participação após 2026. Será que mudam de ideia?
Azerbaijão – 2026
O GP de Baku com sua gigantesca reta renovou por três anos em 2023, garantindo sua presença até 2026. A corrida entrou no calendário em 2016, inicialmente como GP da Europa.
Estados Unidos (Austin) – 2026
A popular corrida em Austin, no calendário desde 2012, não tem contrato além de 2026. É uma pista muito mais interessante que a conterrânea Miami.
Singapura – 2028
O primeiro GP noturno da Fórmula 1 tem contrato válido até 2028, após renovar por sete anos em 2022.
Japão – 2029
Suzuka, uma das pistas mais icônicas da história mais moderna da categoria (passou a receber a Fórmula 1 a partir de 1987), estendeu seu contrato por cinco anos em 2024, permanecendo no calendário até 2029.
Canadá – 2029
A bela pista-parque numa ilha em Montreal garantiu sua vaga até 2029 com um acordo fechado em 2017.
China – 2030
Os promotores da pista de Xangai renovaram por mais cinco anos em 2024, garantindo corridas até 2030.
Áustria – 2030
O Red Bull Ring continuará sediando o GP da Áustria até 2030 após um novo acordo em 2023.
Abu Dhabi – 2030
Yas Marina, sede tradicional do encerramento da temporada e nem sempre palco de disputas muito emocionantes, tem contrato até 2030, renovado em 2021.
São Paulo – 2030
Interlagos, palco de corridas sempre muito disputadas, garantiu seu lugar no calendário até 2030 com um contrato assinado em 2023, para a alegria de muitos brasileiros.
Arábia Saudita – 2030
Jeddah tem contrato até 2030, mas pode se mudar para para um outro circuito, Qiddiya, num futuro próximo, ainda sem data definida.
Miami – 2031
O GP de Miami, normalmente um dos menos empolgantes dentre as adições recentes do calendário e que estreou em 2022, tem contrato válido até 2031.
Mônaco – 2031
O glamuroso e apertado GP de Mônaco estendeu seu contrato até 2031 em 2024, mas cedeu sua tradicional data de maio e agora não coincide mais com as 500 Milhas de Indianápolis.
Itália (Monza) – 2031
Monza renovou até 2031 em 2024, mantendo seu status histórico. Esse ano estreia uma nova e ampliada área de boxes.
Bélgica- 2031
A icônica pista de Spa-Francorchamps, a mais longa do calendário com pouco mais de 7km, ficará no calendário até 2031, mas em esquema de rotação, ausente em 2028 e 2030. A dúvida é: vai fazer rodízio com qual outro circuito?
Catar – 2032
Após um intervalo em 2022 para a Copa do Mundo, o GP do Catar retornou em 2023 com um contrato de 10 anos, válido até 2032.
Hungria – 2032
O Hungaroring garantiu um novo acordo em 2023, válido até 2032, com promessas de melhorias no circuito a serem entregues esse ano.
Grã-Bretanha – 2034
Silverstone, um dos templos da velocidade, renovou seu contrato por 10 anos em 2024, garantindo corridas até 2034.
Austrália – 2035
Melbourne, outra cidade que recebe a Fórmula 1 num belo parque, estendeu seu contrato em 2022, garantindo o GP até 2035.
Madrid – 2035
Essa pista só estreia em 2026, o circuito de rua de Madrid terá um contrato de 10 anos, válido até 2035.
Bahrein – 2036
O GP do Bahrein, que sediou sua primeira corrida em 2004, tem o contrato mais longo de todos no calendário atual, sendo válido até 2036.
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