Bolsonaro pede a Moraes devolução de passaporte para posse de Trump
O ex-presidente classificou a posse de Trump como um "evento histórico importante" e expressou gratidão pelo convite
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a devolução de seu passaporte para viajar aos Estados Unidos, entre os dias 17 e 22 de janeiro, para participar da posse de Donald Trump como presidente dos EUA, marcada para o dia 20, no Capitólio, em Washington.
No documento, a defesa afirma que o convite para o evento foi recebido no último dia 8 por e-mail, enviado ao deputado federal Eduardo Bolsonaro e encaminhado ao ex-presidente.
De acordo com os advogados, o convite demonstra reconhecimento “da relevância” da atuação de Bolsonaro no âmbito internacional, “especialmente no fortalecimento de laços diplomáticos e na defesa dos valores democráticos e republicanos que unem as duas nações”.
O passaporte de Bolsonaro está retido por determinação de Moraes desde fevereiro de 2023, como parte das investigações relacionadas à suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida antes da posse de Lula. O ex-presidente também está proibido de se comunicar com outros investigados, medida imposta para preservar as apurações da Polícia Federal.
Nas redes sociais, Bolsonaro classificou a posse de Trump como um “evento histórico importante” e expressou gratidão pelo convite.
Ele também elogiou o trabalho do filho Eduardo na manutenção de laços diplomáticos com a família Trump.
A defesa argumentou no pedido ao STF que a viagem teria importância diplomática e histórica e garantiu a disposição de Bolsonaro em colaborar com as investigações. Até o momento, não há decisão sobre o pedido.
Leia mais: A sombra do 8 de janeiro sobre Bolsonaro
Convite de Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta semana que foi convidado para a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
“Muito honrado em receber do Presidente dos EUA, Donald Trump, convite para a sua posse e de seu Vice Presidente JD Vance, no próximo dia 20/JAN”, disse Bolsonaro em mensagem publicada no X,
“Agradeço a meu filho, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, pelo excelente trabalho nesta relação com a família do Presidente Donald J. Trump”, seguiu o ex-presidente.“Meu Advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou para o Ministro Alexandre de Moraes pedido para eu reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico”, finalizou Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)