Tribunal condena cinco homens por ataques antissemitas em jogo na Holanda
Agressores cumprirão pena que varia de 100 horas de serviço comunitário a seis meses de prisão, após ataques a torcedores do Maccabi Tel Aviv
Um tribunal distrital de Amsterdã condenou nesta terça-feira, 24, cinco homens que participaram de ataques antissemitas a torcedores do time de futebol israelense Maccabi Tel Aviv, na capital holandesa, no dia 7 de novembro.
As penas impostas aos agressores, que tem entre 19 e 32 anos, variaram de 100 horas de serviço comunitário a seis meses de prisão.
O episódio deixou cinco pessoas hospitalizadas e outras 20 com ferimentos leves.
Leia mais: “Após ataques em Amsterdã, líderes judeus exigem resposta firme contra antissemitismo”
Antissemitismo
Os torcedores do Maccabi viajaram à capital holandesa para assistir a uma partida da Liga Europa contra o Ajax, que acabou vencendo por 5 a 0.
Foram perseguidos e agredidos com chutes na cabeça e no corpo, em uma aparente emboscada organizada em vários pontos do centro da cidade.
Durante os ataques, cujos vídeos circulam nas redes sociais, os agressores gritaram “Palestina livre”, xingaram os alvos em inglês e árabe, questionaram se queriam matar crianças e disseram que faziam isso por elas.
Na ocasião, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou que dois aviões voassem para Amsterdã para levar os israelenses de volta às suas casas.
“O primeiro-ministro vê este incidente horrível com grande severidade e exige que o governo holandês e as forças de segurança atuem com firmeza e rapidez contra os manifestantes e garantam a segurança de nossos cidadãos”, afirmou o gabinete de Netanyahu em nota.
Leia mais: “Torcedores israelenses sofrem ataques antissemitas em Amsterdã”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)