Crusoé: Trump resgata Claver-Carone, ex-presidente do BID
Advogado americano que foi demitido por beneficiar funcionária no banco será o enviado especial para a América Latina
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o advogado americano Mauricio Claver-Carone (foto) será o enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina.
Claver-Carone foi eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no primeiro mandato de Trump. Seu nome foi indicado pelo presidente republicano.
Com isso, Claver-Carone tornou-se o primeiro americano a presidir o BID (ele tem ascendência cubana).
Ele perdeu o posto em 2022, após uma investigação interna concluir que ele manteve uma relação íntima com uma funcionária da instituição.
Ele ainda teria tomado ações para beneficiar a funcionária, depois que se tornou presidente.
Imigração ilegal
“Tenho o prazer de anunciar Mauricio Claver-Carone como enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina. Mauricio ocupou muitos cargos importantes, inclusive na Casa Branca, como meu diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental”, escreveu Trump nas redes sociais.
Trump não citou a atuação de Claver-Carone no BID.
“Nos últimos quatro anos, o caos e a anarquia engoliram as nossas fronteiras. É hora de restaurar a ordem em nosso hemisfério. Mauricio conhece a região e sabe como colocar os interesses da América em primeiro lugar. Ele também conhece as terríveis ameaças que enfrentamos devido à migração ilegal em massa e ao fentanil. Como enviado especial do Departamento de Estado, Mauricio trabalhará incansavelmente para proteger o povo americano”, escreveu Trump.
Anti-China
Em seu período no BID, Claver-Carone se preocupou em forjar parcerias com países da região para desenvolver cadeias de produção com empresas americanas e, com isso, reduzir a influência chinesa.
Em entrevista a Crusoé antes de assumir o BID…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)