Pimenta culpa “indústria da fake news” por alta do dólar
Agora, além de Roberto Campos Neto e da "Faria Lima", os petistas também culpam a disseminação de mentiras na tentativa de esconder o verdadeiro responsável: Lula
O governo Lula escolheu um novo culpado pela alta do dólar. A “indústria da fake news” se junta, agora, ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e ao “mercado” na cortina de fumaça governista que tenta esconder o verdadeiro culpado: Lula.
“GRAVE: a indústria da fake news está trabalhando para a alta do dólar. Segundo apuração da Globo News, um perfil vinha divulgando aqui no X uma série de declarações falsas atribuídas a Gabriel Galípolo. Influenciadores do setor financeiro repercutiram as mentiras, causando pânico no mercado e fazendo o dólar disparar ontem. O perfil de fake news foi apagado, mas os criminosos serão encontrados e responsabilizados. A internet não é terra sem lei e quem comete crimes contra o Brasil não ficará impune!”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta (foto), em postagem no X.
Leia também: Quem mandou o dólar para a Lua?
A apuração da Globo News mencionada por Pimenta não chega a afirmar que as mentiras fizeram o dólar disparar, mas chama a atenção para postagens de um perfil no X que inventou declarações de Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central.
A conta, que não tinha mais de 3,5 mil seguidores, já foi apagada, e o fato é que o dólar já está subindo há dias, 1sem precisar de qualquer mentira. De quebra, Pimenta ainda aproveitou para defender a regulação das redes sociais.
O culpado é Lula
Os lulistas se abraçaram à alegada influência de fake news no descontrole do dólar para tentar desqualificar os agentes do mercado que reagem à evidente falta de compromisso de Lula com a responsabilidade fiscal — aliás, foi uma frase do próprio petista, que negou em entrevista ao Fantástico, no domingo, 15, que haja desequilíbrio fiscal, que causou “pânico no mercado“.
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) chegou a anunciar na terça-feira, 17, que pediu à Polícia Federal a abertura de um inquérito “contra a chamada ‘Faria Lima’”.
O objetivo alegado pelo petista é “identificar quem são as pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pela prática de possíveis crimes contra o mercado de valores mobiliários, especialmente por meio da manipulação do câmbio”.
Mudaram de ideia
A tentativa dos petistas de eximir Lula de culpa pela disparada da moeda americana contrasta com o que eles diziam no governo Jair Bolsonaro, quando o dólar ultrapassou a marca de 5 reais.
Naquela época, a esquerda brasileira culpava diretamente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, pela desvalorização do real. A perspectiva muda quando se está no governo?
O que prejudica o governo Lula é news, de verdade, e não fake news.
Leia mais: Eu sei o que vocês diziam sobre o dólar no governo passado
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Fabio B
18.12.2024 15:07Tava demorando...
EUD
18.12.2024 14:49Esse Pessoal Do pt, São Os Melhores Do Mundo Em Tudo: Administração Competência, Caráter Etc. Pena Que O Mundo Esteja Sempre Aprontando Contra Eles. Tudo Que Fazem De Errado, É Culpa Dos OUTROS. Cuba, Tão Elogiada Por Eles É Culpa Do Embargo, Quando Na Verdade Está No Estágio De "DISTOPIA". lula Diz Não Ter Tido Direito A Ampla Defesa, Produzindo Aí A MAIOR MENTIRA QUE ESTE PAÍS TEVE NOTÍCIA !!! !!!!!!!
Claudemir Silvestre
18.12.2024 13:12Dolar nas alturas e a culpa é das “ Fake News” 🤣🤣🤣