7 boas surpresas da Fórmula 1 2024
A temporada 2024 da Fórmula 1 terminou com grandes momentos para alguns pilotos e equipes. Aqui estão os sete destaques positivos
A temporada 2024 da Fórmula 1 terminou com grandes momentos para pilotos e equipes que superaram expectativas e marcaram o ano. Aqui estão os sete destaques positivos:
1. Max Verstappen
O tetracampeonato consecutivo de Max Verstappen não foi exatamente uma surpresa, mas a dificuldade que ele enfrentou para garanti-lo na segunda metade do ano, foi. Começou a temporada dominador, como nos anos anteriores, mas depois do GP da Espanha já se percebeu que o carro não avançou como os das rivais, exigindo que o holandês sempre tirasse o máximo para evitar uma aproximação mais acelerada de Lando Norris. Conseguiu. O título de construtores, entretanto, foi perdido, sobretudo graças à Perez (como já falei aqui).
2. Ferrari
Depois de anos de promessas e decepções, a Ferrari encontrou consistência em 2024. Com um carro rápido e estratégico, Leclerc e Sainz conseguiram brigar regularmente por pódios e até vitórias. Apesar de ainda não ter um carro equilibrado, deixando a dupla não mão em algumas ocasiões, deixaram a Mercedes para trás e disputaram o título com a McLaren até a última etapa.
3. McLaren
Desde 1998 a equipe de Woking não era campeã de construtores, tempos longínquos de Mika Hakkinen e David Coulthard. Isso mostra o tamanho da conquista dos ingleses, que nem é a equipe oficial da fábrica da Mercedes, é maiúscula. Com os talentosos, mas ainda não completamente lapidados Lando Norris e Oscar Piastri ao volante, superaram Ferrari e até a outrora intocável Red Bull como melhor carro do ano. Que 2025 sigam fortes – mas não dominadores, por favor!
4. Alpine
Apesar de se saírem mal em 70% da temporada, a conhecida crise interna na equipe, que sofreu uma mudança de gestão e ainda anunciou que abandonará os motores próprios para 2026, passando a adotar os Mercedes, as últimas corridas do ano foram uma lufada de ar fresco. Pódio duplo no Brasil e depois vários pontos importantes, mostrando que os franceses parecem ter reencontrado a rota para o sucesso. Conclusão? Passaram a Haas, que antes estava tranquila na sexta posição da tabela.
5. Haas
Com a demissão do carismático chefe de equipe Günther Steiner no começo do ano, alguns temeram que a equipe americana perderia seu rumo. Nada mais distante disso. Com Ayao Komatsu no comando, eles reencontraram a competitividade, proporcionando, junto ao mix de experiência e velocidade de Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg, a melhor temporada da equipe desde 2018.
6. Novatos
Oliver Bearman, Franco Colapinto e Jack Doohan correram pela primeira vez esse ano. A impressão deixada por eles, na ordem que aparecem nesse texto, foi tão boa (ainda que Colapinto tem se acidentado mais que o esperado), que encorajou as equipes a apostarem em uma troca de guarda para 2025, com a Mercedes, Racing Bulls e a Sauber trazendo, respectivamente, Kimi Antonelli, Isack Hadjar (a confirmar) e Gabriel Bortoleto ao grid, ao lado de Doohan na Alpine e Bearman na Haas. Colapinto por ora fica de fora, mas se Doohan não for bem, poderá substituí-lo, como Briatore já deixou nas entrelinhas.
7. Fórmula 1
Por fim, 2024 foi um ano positivo para a Fórmula 1 como produto. Corridas emocionantes, sobretudo depois que a Red Bull perdeu a hegemonia, ultrapassagens, disputas acirradas e um grid compacto, onde um pequeno vacilo de poucos décimos significava a diferença de largar em 6º ou 16º. Ano que vem, sem mudança no regulamento e com as melhores equipes chegando cada vez mais próximas do limite de desenvolvimento e já de olho no carro completamente novo de 2026, essa realidade deve ser ainda mais presente. Tomara.
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